VemAi_post_28set2020.jpg

Seminário Internacional do MHN acontece online nos dias 13 e 14 de outubro

“Miradas decoloniais para os Centenários Portugueses (1940-2020)” é o tema da edição deste ano do Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional.

O seminário, que marca o aniversário do museu, comemorado em 12 de outubro, pela primeira vez acontece em formato online, nos dias 13 e 14 de outubro, com sessões às 10h e 14h, no canal do MHN no Youtube. Pesquisadores do museu e convidados nacionais e internacionais abordam, a partir de diferentes perspectivas, a “Exposição do Mundo Português”.

Realizada em Lisboa em 1940, celebrou os 800 anos da fundação do Estado (1140) e os 300 anos da restauração do trono português, com o fim da União Ibérica (1640). A exposição foi pensada em favor da construção de uma imagem positiva para o Estado Novo Português (1933-1974).

SeminarioMHN2020_capa -editO Brasil, o único país convidado, foi apresentado como exemplo de nação independente que mantinha laços com a antiga metrópole – mensagem que serviu para justificar e dar sentido à manutenção de colônias portuguesas na África e na Ásia.

A exposição teve grande importância na trajetória do MHN, que participou na seção Brasil Colonial, com o acervo que já preservava e objetos produzidos especialmente para a ocasião – hoje integrados às coleções.

O objetivo do Seminário Internacional do MHN neste ano é provocar debates e estimular reflexões sobre o evento e seu legado, especialmente no campo dos museus e do patrimônio, apontando perspectivas para um futuro emancipador e plural nos processos de escritas da história e construção das memórias.

Mesas programadas
No dia 13 de outubro, às 10h (horário de Brasília), tem início o seminário com a mesa “Exposição do Mundo Português há 80 anos”, com as participações de Annarita Gori (Universidade de Lisboa), Maurício Parada (PUC-RJ) e Álvaro Marins (MHN) como mediador. Às 14h acontece a mesa “O Brasil na Exposição do Mundo Português” com Luciene Lehmkuhl (UFPB/UFPE), Rosana Andrade (UFSC) e Aline Montenegro (MHN) como mediadora.

No dia 14 de outubro, também às 10h, “A Exposição do Mundo Português e suas ressonâncias” abre o seminário, com as participações de Cláudia Castelo (Universidade de Coimbra), Maria Margaret Lopes (MAE-USP/UnB) e Rafael Zamorano (MHN) como mediador. Às 14h começa a última mesa “Descolonizando os centenários portugueses”, com as participações de Márcia Chuva (Unirio/Projeto Echos), Marílio Wane (Ministério da Cultura de Moçambique/Universidade Nova de Lisboa) e Maria De Simone (MHN) como mediadora. Confira a programação completa.

A atividade acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGH/Unirio) e com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) no Projeto Echoes – União Europeia. Para outras informações, escreva para o Núcleo de Pesquisa do MHN no endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br.

Imagem: Divulgação/MHN

Seminário Internacional do MHN acontece online nos dias 13 e 14 de outubro