expo-unirio-site.jpg

AGENDA MHN

Exposição de curta duração no MHN (19/06 a 07/07/2024)

“O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro” é o tema da exposição curricular realizada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em parceria com o Museu Histórico Nacional, e que foi inaugurada no dia 19 de junho.

A exposição aborda as trajetórias e os afetos de pessoas que fizeram imigração forçada para o Brasil e hoje encontram-se como refugiadas ou residentes nesta cidade que recebe uma multiplicidade de pessoas de várias partes do mundo.

As obras foram pensadas e desenvolvidas com a participação de diferentes agentes ligados à imigração forçada, entre eles pessoas refugiadas, políticas públicas, coletivos e movimentos sociais, e instâncias de assistência, acolhimento e integração social.

As peças em exposição refletem a respeito de diversos olhares sobre o tema, como a diversidade de experiências profissionais de refugiados atuando na cidade, narrativas audiovisuais e obras que trazem questionamentos como “Lar é onde cessam suas tentativas de fuga”, “Minha casa é o movimento”, além de possibilidades de interação do público no painel que questiona “O que faz você se sentir em casa?”.

Os visitantes podem acessar a coleção na Sala dos Trilhos até o dia 7 de julho, das 10 às 17h. O MHN funciona de quarta a domingo e a entrada é gratuita. Para outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail faleconosco.mhn@museus.gov.br.

AGENDA MHN