Acervo

Arquivo Histórico

Arquivo Histórico do MHN

O Arquivo Histórico do Museu Histórico Nacional é formado por coleções, a maioria de caráter privado, que abrigam mais de 62 mil documentos iconográficos e manuscritos sobre a história do Brasil.

As consultas ao acervo, mediante agendamento, podem ser feitas pelo telefone (21) 3299.0368 ou pelo e-mail mhn.arquivo.historico@museus.gov.br. Consulte on-line as informações das coleções na base de dados Atom. Confira tutorial para pesquisa.

Arquivo Institucional

Arquivo Institucional do MHN

Com 250 metros lineares de documentação variada, o Arquivo Institucional é fonte de pesquisa sobre a história do próprio MHN, dos museus no Brasil, da história política e administrativa da cultura no país.

O Arquivo Institucional pode ser consultado, mediante agendamento, pelo telefone (21) 3299.0365 ou pelo e-mail mhn.arquivo.institucional@museus.gov.br.

 

A Biblioteca do Museu Histórico Nacional oferece a pesquisadores um vasto acervo, compreendendo obras do século XVI ao XXI. São livros, folhetos, periódicos e materiais especiais, que abrangem temas como Arte Decorativa, Numismática, Filatelia, Indumentária, História do Brasil, História do Rio de Janeiro, História de Portugal, Heráldica, Genealogia, Sigilografia, Gastronomia e Museologia.

É possível acessar pela web as publicações editadas pelo Museu Histórico Nacional, como catálogos das exposições, e os Anais do MHN desde o seu primeiro número.

Imagem do Museologico

O acervo museológico do Museu Histórico Nacional, com cerca de 170 mil itens, é formado por coleções de objetos que datam desde a Antiguidade até os dias atuais. Esse acervo engloba uma variada tipologia de bens culturais.

O acervo numismático apresenta as coleções de moedas, medalhas, selos, selos sigilográficos e valores impressos, além do meio circulante de Brasil e Portugal, totalizando mais de 150 mil itens. A qualidade do acervo faz da coleção de numismática a mais expressiva da América do Sul. O acervo numismático pode ser consultado, mediante agendamento, pelo telefone (21) 3299.0328 ou pelo e-mail mhn.numismatica@museus.gov.br.

Outras tipologias de bens tridimensionais – cerca de 22 mil itens de arte religiosa, joalheria, cestaria, brinquedos, obras de arte, armaria, têxteis, entre outros objetos datados dos séculos XVI ao XXI – podem ser consultados, mediante agendamento prévio, pelo telefone: (21) 3299.0353 e pelo e-mail mhn.reservatecnica@museus.gov.br. ATENÇÃO: devido a ações de modernização em andamento na Reserva Técnica, os atendimentos a solicitações de pesquisa e consulta estão limitados, podendo demorar mais do que o usual.

O Museu Histórico Nacional disponibiliza a primeira versão on-line de seu acervo museológico. O Acervo MHN oferece informações completas sobre as obras, além de imagens em Domínio Público para download gratuito. Exposições digitais também estão disponíveis.

Em parceria com a Google e o Ibram, o MHN é uma das instituições museológicas brasileiras a participar do projeto Google Arts and Culture. Na plataforma estão acessíveis mais de 250 itens de nossas coleções, além de exposições e um passeio virtual pelo museu.

Acervo