ANAIS MHN | Coleção Samuel Costa MIS-GO

O artigo “Coleção Samuel Costa do MIS-GO”, de autoria de Keith Valéria Tito e Samuel de Jesus, apresenta a coleção e a trajetória do fotógrafo Samuel Costa com ênfase em suas imagens homoeróticas. O texto visa estabelecer um paralelo entre a sua produção e a dos pioneiros da fotografia em Goiânia para pensar como ela tem sido comunicada pelo Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO). Ao longo do artigo, os autores discorrem sobre conservação fotográfica e a sua relevância para a preservação da história e da memória LGBTQIA+ no estado e o papel do referido museu nesse contexto.

O conjunto fotográfico que integra essa coleção é amplo no que diz respeito à variedade temática e à quantidade numérica. Os assuntos são diversificados, estendendo-se da fotografia urbana (Brasil e exterior) às paisagens rurais; retratos de artistas; imagens do homem do campo e seus afazeres; fotografia publicitária, entre outras temáticas. A fotografia em destaque neste post é “Das mãos para o trabalho” (1984).

Esse e outros artigos podem ser acessados no volume 58 dos Anais MHN, que estão de cara nova. Este volume é composto de dois dossiês, “Memória, museologia LGBTQIA+ e museus nacionais” e “Ensino e formação em Museologia no Brasil”, além de três artigos avulsos.

Acesse os Anais MHN e outras publicações nossas na guia “Publicações” do site ou clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *