MHN_PatioGustavoBarroso_Divulgacao.jpg

Anais MHN: conheça os temas, dossiês e calendário para submissão de artigos

A equipe editorial dos Anais do Museu Histórico Nacional (MHN) divulgou os temas dos dossiês temáticos e o calendário de submissão de artigos para os próximos volumes da publicação – além da abertura de Chamada Pública para submissão de novos dossiês para o ano de 2023.

A partir do próximo ano, todo volume publicado no segundo semestre contará com dois dossiês, sendo um deles dedicado à Educação museal. A submissão de artigos que não tenham relação com a temática dos dossiês continua aberta no sistema de chamada contínua.

Confira abaixo os temas dos próximos dossiês e as datas-limite para a submissão de artigos. Para informações detalhadas sobre como propor dossiês temáticos e a submissão de artigos para os Anais MHN, acesse a página dos Anais MHN.

Prazo para recebimento de artigos: até 2 de agosto de 2021
O volume 55, com o tema “Acervos: (re) leituras possíveis”, trará um dossiê dedicado à divulgação de pesquisas sobre objetos e coleções a respeito da história do Brasil, que contribuam para outras histórias nacionais, regionais ou locais, identificando silenciamentos e invisibilizações.

Prazo para recebimento de artigos: até  30 de março de 2022
O volume 56, com o tema “Narrativas da(s) Independência(s) em museus, monumentos e coleções”, será publicado por ocasião do bicentenário da independência do Brasil e do centenário de criação do Museu Histórico Nacional, ambos comemorados no próximo ano. Os artigos devem tematizar e debater as construções memoriais em torno do processo de Independência, realizados ou não em espaços museais, de modo a desafiar narrativas estabilizadas de celebração e rememoração.

Prazo para recebimento de artigos: até 2 de julho de 2022
O volume 57, com o tema “Mulheres e museus”, dossiê pretende reunir textos que apresentem trajetórias biográficas e profissionais, análises e reflexões sobre a elaboração teórica e a prática de mulheres em e com museus.

No mesmo volume será publicado o dossiê “Educação museal e os projetos de Brasis no ano do bicentenário”, com estudos e relatos que pluralizem as memórias da Educação museal no Brasil e das pessoas que a têm construído, assim como das novas experiências e concepções que abrem espaço para a constituição de cidadãs e cidadãos que vivenciem suas heranças culturais em chaves verdadeiramente soberanas.

E entre os dias 2 de agosto e 1º de novembro de 2021 fica aberta a chamada para a proposição de dossiês temáticos nos volumes 58 e 59 (2023).

Os Anais do MHN são uma publicação voltada para as áreas de História, Patrimônio e Museologia. Sua primeira edição foi em 1940, sendo publicada quase que regularmente até o ano de 1975. Em 1995, a publicação foi retomada, já assumindo as características de um periódico científico anual. Em 2019, os Anais deixaram de ser impressos e tornaram-se uma publicação digital, com periodicidade semestral, ampliando assim o seu alcance.

Acesse todos os volumes já publicados dos Anais MHN. Para outras informações, escreva para o endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br.

Foto (capa): MHN/Divulgação

Anais MHN: conheça os temas, dossiês e calendário para submissão de artigos