medalhas.jpg

Associação de Amigos do MHN entrega medalhas aos agraciados do ano

Há 28 anos, a Associação de Amigos do Museu Histórico Nacional (AAMHN) realiza, anualmente, a entrega da medalha Henrique Sérgio Gregori a empresas, instituições e representações estrangeiras que apoiam projetos e pleitos do museu, além de pessoas, como doadores e funcionários, que se distinguem por sua relevante colaboração ao MHN.

A solenidade 2018 aconteceu no Pátio dos Canhões do MHN, na quinta (29). Uma empresa, duas instituições, uma representação estrangeira e uma servidora do museu foram os agraciados 2018.

O embaixador de Portugal, Jorge Cabral, recebeu em nome da representação a medalha AAMHN 2018

O embaixador de Portugal, Jorge Cabral, recebeu em nome da representação estrangeira a medalha AAMHN 2018

O Instituto Cultural São Fernando foi o primeiro agraciado. Sylvia Beckowski recebeu a medalha em nome da instituição. A empresa EDP Brasil também foi agraciada nesta edição. Nuno Rebelo de Sousa recebeu do presidente da AAMHN, Guilherme Pfisterer, a medalha em nome da empresa.

A museóloga Fernanda Magalhães Pinto, servidora do MHN, também recebeu a medalha neste ano. A honraria foi entregue por Vânia Bonelli, coordenadora técnica do MHN, a também museóloga Adriana Bandeira, que recebeu a medalha e o diploma em nome de Fernanda Magalhães.

A Embaixada de Portugal foi a representação estrangeira agraciada na edição 2018. O embaixador Jorge Cabral recebeu a medalha de Paulo Knauss, diretor do MHN. O Itau Cultural também foi agraciado com a medalha, mas não pode enviar representante à cerimônia. Após o ato, o público pode conhecer a nova exposição do MHN “O retrato do rei dom João VI”.

Nascido em São Paulo em 1928, o empresário Henrique Sérgio Gregori foi o primeiro associado e presidente da AAMHN, tendo falecido prematuramente, aos 62 anos, em um acidente de automóvel em 1990. Desde então, a associação faz a entrega das medalhas em sua homenagem. Ao longo de quase três décadas, já foram entregues 190 medalhas.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Associação de Amigos do MHN entrega medalhas aos agraciados do ano