Educativo_MHN_Divulgacao.jpg

Confira as visitas mediadas do MHN durante o mês de julho

Entre as visitas organizadas pelo projeto Bonde da História neste mês, destaque para a presença negra no acervo do Museu Histórico Nacional.

No dia 7, às 14h, o primeiro Bonde da História do mês tem como tema “Os 10 objetos que contam nossa história”. Voltada ao público jovem e adulto, a visita destaca momentos da história brasileira com base em dez objetos de nossa exposição de longa duração.

Às 15h, o Bondinho da História “Mani e suas aventuras nas cavernas” convida crianças de 5 a 12 anos, e seus acompanhantes, para conhecer, através de uma contação de história, como viviam os primeiros habitantes do território brasileiro. Após a narração, acontece uma oficina artística.

No dia 14, às 14h, o Bonde da História “Museu, memórias e mulheres” aborda o papel de destaque das figuras femininas em nossa exposição e a representatividade da mulher na história brasileira. A visita mediada é voltada para jovens e adultos.

Após as visitas do Bondinho da História sempre acontecem oficinas artísticas para crianças

Mais tarde, às 15h, para os pequenos de 3 a 10 anos, e acompanhantes, o Bondinho da História “Do Móvel ao Automóvel” leva o público a conhecer a evolução dos meios de transporte no Brasil. Além de utilizar o recurso de realidade aumentada, por meio de tabletes, após a visita acontece uma oficina artística.

Memória negra
Já no dia 21, às 14h, o Bonde da História “Pinturas históricas” leva o público adulto s a conhecer momentos da história por meio de telas do gênero Pintura Histórica, com ênfase nas telas do século XIX expostas na sala “A Construção do Estado”.

Às 15h, na exposição do pátio dos Canhões, crianças de 6 a 10 anos, e seus acompanhantes, participam de atividades lúdicas, como um jogo de perguntas e respostas, no Bondinho da História “Brincando no pátio dos Canhões”.

No último domingo de julho (28), às 14h, os participantes do Bonde da História tomam parte na visita guiada “A presença negra no acervo do MHN”. Nossos educadores mostram, a partir de itens presentes em nossa exposição, a importância de africanos e afro-brasileiros na construção da sociedade brasileira.

Já às 15h, o Bondinho da História “Museu de brincadeiras” propõe a crianças e adolescentes de  7 a 14 anos, e acompanhantes, uma roda de conversas em uma de nossas salas de exposição e depois abrem espaço para a diversão com brinquedos e brincadeiras de gerações passadas.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira valores de ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Aos finais de semana e feriados, informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3299.0324.

Fotos: Divulgação/MHN

Confira as visitas mediadas do MHN durante o mês de julho