Expo-Mundo-Portugues-casa-grande-bonita-8.jpg

Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal começa nesta quarta (23)

O 5° Fipa – Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal começa nesta quarta-feira (23), no Rio de Janeiro (RJ).

Até o dia 25 de maio acontecem conferências, mesas redondas, sessões temáticas, exibição de filme e visitas mediadas no Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) e Paço Imperial/Iphan.

Após a sessão solene de abertura, no dia 23, o diretor do MHN e historiador Paulo Knauss realiza, às 9h30, a conferência “A refuncionalização dos lugares históricos – o caso do Museu Histórico Nacional”.

Entre os destaques da programação no MHN estão, além de mesas e sessões temáticas, a exibição, no dia 24, às 18h, do documentário em longa-metragem “O desmonte do Monte”, de Sinai Sganzerla, às 18h, no auditório do museu.

Cartaz do filme "O desmonte do Monte", de Sinai Sganzerla.

Cartaz do filme “O desmonte do Monte”, de Sinai Sganzerla.

O filme aborda a história do Morro do Castelo, escolhido pelos colonizadores portugueses para ser o local das primeiras moradias e fundação da Cidade do Rio.

Apesar de sua importância histórica e arquitetônica, o morro foi destruído por sucessivas reformas urbanísticas. A diretora estará presente para conversar com o público após a sessão.

No dia 25, o MHN também será ponto de encontro para as visitas guiadas preparadas pelo evento para os participantes. Entre 9h e 12h, acontecem simultaneamente três roteiros no centro histórico do Rio. Confira a programação completa.

Resultado de um convênio entre instituições brasileiras e portuguesas, o Fipa acontece um ano no Brasil e outro em Portugal, agregando profissionais  nos campos científicos, técnicos e de gestão do patrimônio.

O 5º Fipa contribuirá ainda com a preparação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA-2020, o mais importante evento de arquitetura mundial, que esta programado para acontecer no Rio de Janeiro. Saiba como participar na página do Fipa.

Serviço
5° Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil /Portugal
Data: 23 a 25 de maio de 2018
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, S/N – 20021-200 – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3299.0324
E-mail: faleconosco.mhn@museus.gov.br
Horários: De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil-Portugal começa nesta quarta (23)

Related Posts