Pesquisa_MHN.jpg

Ibram recebe inscrições para bolsas de iniciação científica do CNPq

Até 15 de agosto, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recebe inscrições em edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Lançada numa parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a oportunidade se destina ao financiamento de projetos de pesquisa no campo de atuação do órgão.

Pesquisa_MHN

Pesquisdor no setor de Numismática do MHN

A iniciativa e a preparação da candidatura do Ibram ao Pibic partiram do Núcleo de Pesquisa do Museu Histórico Nacional (MHN), que assumiu a coordenação do programa no âmbito do Ibram.

Serão oferecidas dez bolsas de iniciação científica no valor de R$ 400,00 mensais pelo período de 12 meses, sendo prorrogável por igual período.

Podem se candidatar alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições públicas ou privadas de ensino superior, reconhecidas pelo MEC, que não estejam recebendo qualquer outra modalidade de bolsa.

Como participar
Poderão atuar como orientadores servidores ativos do quadro técnico do Ibram que não estejam em período de licença e possuam título de doutor, além de experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados. Também será requisito a produção científica, tecnológica ou artístico-cultural comprovada nos últimos três anos.

O mérito científico dos projetos apresentados será avaliado pelo Comitê Externo da Coordenação PIBIC/CNPq/MinC/Ibram. Um dos objetivos da iniciativa é proporcionar aos bolsistas a aprendizagem de técnicas e métodos científicos relacionados ao campo dos museus, contribuindo para o desenvolvimento de sua criatividade teórica e cultural.

Os candidatos a orientador do programa deverão enviar os projetos de pesquisa exclusivamente para o endereço eletrônico mhn.pesquisa@museus.gov.br. Para mais detalhes, leia o edital.

Texto: Ascom/Ibram
Edição e foto: Ascom/MHN