MHN_JoseCaldas_Divulgacao-Edit.jpg

MHN realiza visitas virtuais em sua exposição de longa duração

O projeto Bonde da História, desenvolvido pelo Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional, realiza visitas mediadas ao circuito expositivo de longa duração do museu, a partir de temáticas relacionadas ao acervo, voltando-se para públicos diversos.

Forma de pão de açúcar na circuito de exposição do MHN

Forma de pão de açúcar na circuito de exposição do MHN

Em sua versão virtual, tendo em vista o museu estar fechado ao público temporariamente, o “Bonde da História em casa”  promove, a partir deste mês, um passeio pelo circuito expositivo do MHN – com o suporte da tecnologia Google Street View.

Sempre com a participação de convidados, as conversas partem do acervo do MHN para reflexões e múltiplos olhares sobre a história do Brasil em interação com o público.

A programação virtual acontece em nosso canal do YouTube: inscreva-se para atualizações. Confira as atividades já agendadas:

18 de Agosto de 2021, às 15h
Bonde da História “Oreretama”
Convidado: André Amud (Núcleo de Pesquisa do MHN)
O núcleo “Oreretama” da exposição de longa duração aborda o território brasileiro antes da chegada dos portugueses, a partir da cultura visual rupestre, sambaquis e as populações indígenas no Brasil.

22 de Setembro de 2021 , às 15h
 Bonde da História “Portugueses no mundo”
Convidado: Rafael Zamorano (historiador do MHN)
O núcleo “Portugueses no mundo”em nossa exposição de longa duração aborda o período entre 1415-1822, apresentando desde a expansão marítima portuguesa, suas causas e consequências, sobretudo a colonização do Brasil, até a proclamação da Independência  por  dom Pedro I.

25 de Outubro, às 17h
Bonde da História “Construção do Estado: império”
Convidada: Aline Montenegro (Historiadora do MHN)
O núcleo “A construção do Estado – Império”em nossa exposição de longa duração aborda o período entre 1822 e 1889, refletindo sobre os principais aspectos do processo de construção do Brasil enquanto nação e seus desafios até a proclamação da República, que deu fim ao império.

17 de Novembro, às 17h
 Bonde da História “Construção do Estado: República”
Convidada: Gabriela da Fonseca (educadora  – Museu da Cidade do Rio)
O núcleo “A construção do Estado – República”em nossa exposição de longa duração Aborda a construção do conceito de cidadania após a instauração do sistema republicano no Brasil em 1889.

15 de Dezembro, às 17h
 Bonde da História “Cidadania em construção”
Convidada: Flávia Figueiredo (museóloga do MHN)
O núcleo “Cidadania em construção” em nossa exposição de longa duração reflete a ampliação do conceito de cidadania, a partir da ampliação de direitos e deveres políticos, civis e sociais no Brasil, além de aspectos relativos a grupos sociais e relações com a cidade.

Para mais informações sobre atividades lúdico-educativas do MHN, faça contato com o Núcleo de Educação pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Para outras informações sobre o MHN, escreva para faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto: Ascom/MHN
Fotos: MHN/Divulgação
Atualização: 21.10.2021

MHN realiza visitas virtuais em sua exposição de longa duração

Related Posts