Forum_SAB_REMAAE.jpg

MHN recebe Fórum Acervos Arqueológicos em agosto

Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) recebe o “Fórum Acervos Arqueológicos: por uma política de preservação do patrimônio arqueológico brasileiro”.

A elaboração de um plano de ação para a preservação e gestão dos bens arqueológicos do país estará em discussão durante os três dias do evento.

O evento conta com a organização do MHN, da Rede de Museus e Acervos de Arqueologia e Etnologia (REMAAE) e da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), através do Grupo de Trabalho Acervos.

7FNM_Abertura1_Foto_DoniMaciel

REMAAE reuniu-se durante o 7º Fórum Nacional de Museus, em Porto Alegre (RS), ano passado

A proposta do fórum é definir uma pauta para a elaboração de um plano de ação com vistas à preservação e à gestão dos bens arqueológicos do país.

Segundo a organização, tal objetivo pode ser alcançado por meio de uma metodologia participativa e colaborativa, reunindo as instituições do patrimônio diretamente relacionadas ao tema, – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – e os agentes dos três campos estratégicos para o desenvolvimento de uma política de preservação: Arqueologia, Conservação e Museologia.

Além de congregar profissionais dessas áreas, o evento irá retomar os trabalhos iniciados em 2017 no Fórum do GT Acervos, da SAB e reunião REMAAE –  realizada durante o 7º Fórum Nacional de Museus.

Como participar
A programação inclui mesas redondas e palestras e já está disponível para consulta. As inscrições são feitas gratuitamente pelo formulário online e estão divididas em duas categorias: Participante e Ouvinte.

O participante pode contribuir com as discussões através da apresentação de experiências e reflexões, como representantes das instituições de guarda e pesquisa de acervos arqueológicos, profissionais autônomos e equipes prestadoras de serviço em arqueologia, conservação e museologia, que atuam diretamente na preservação do patrimônio arqueológico. Podem realizar as inscrições até 15 de julho

Já a categoria Ouvinte é voltada para agentes que atuam no setor patrimonial, estudantes e profissionais das áreas de Arqueologia, Conservação e Museologia, além dos interessados na temática. Podem realizar as inscrições até 28 de agosto.

Os interessados na temática do fórum que não puderem comparecer podem encaminhar contribuições até o dia 1º de julho para o e-mail forumacervosarqueologicos@gmail.com, com o Assunto “Contribuições para o Fórum”. Saiba mais.

Serviço
Data: 29 e 30 de agosto de 2018
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, S/N – 20021-200 – Rio de Janeiro, RJ.

MHN recebe Fórum Acervos Arqueológicos em agosto