MHN_CasadoTrem_Divulgacao.jpg

MHN sedia seminário internacional “Patrimônio em chamas”

Entre os dias 26 e 28 de junho, acontece no Rio de Janeiro (RJ) o Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: gestão de riscos de incêndio para o patrimônio cultural”. Nos dias 26 e 27, o Museu Histórico Nacional/Ibram sedia atividades do seminário.

O seminário aborda o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios em organizações de patrimônio e sobre o papel de gestores no estímulo de uma cultura de prevenção. A proposta é promover uma análise sobre as estatísticas de incêndios, e suas implicações para a tomada de decisões eficazes, as experiências de diferentes países, contextos na gestão de riscos de incêndio e medidas avançadas de segurança contra incêndios para aplicação no patrimônio cultural.

Banner-218X218-por_ingCom palestrantes de diversos países, como Canadá, Suécia, Inglaterra e Chile, e especialistas do Brasil, entre as atividades programadas está  uma visita ao Museu Nacional/UFRJ para que os participantes vejam as ações para a reconstrução do museu, que sofreu um grande incêndio no ano passado, além de um fórum especializado para apresentar recomendações significativas sobre a redução do risco de incêndios no patrimônio cultural.

O evento é voltado para gestores da área de patrimônio, agências nacionais de proteção contra incêndios, diretores de museus, profissionais de museus, educadores de museus e patrimônio e áreas correlatas. Interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições online. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico seminario@museus.gov.br.

O Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: gestão de riscos de incêndio para o patrimônio cultural” é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Conselho Internacional de Museus (Icom Brasil), Centro Internacional de Estudos para a Conservação e Restauro de Bens Culturais (ICCROM), em parceria com o British Council, Museu Nacional/UFRJ, representação da Unesco no Brasil e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Texto: Ascom/Ibram
Foto (capa): Divulgação/MHN

 

MHN sedia seminário internacional “Patrimônio em chamas”

Related Posts