Visita_Mediada_MHN.jpg

MHN tem programação especial nos feriados de 15 e 20 de novembro

O projeto Bonde e Bondinho da história, desenvolvido pelo Núcleo de Educação do MHN traz, em todos os domingos deste mês, e em especial nos feriados dos dias 15 e 20, visitas mediadas voltadas para públicos de todas as idades.

E no primeiro domingo de novembro (4), às 14h, o Bonde da História do MHN é dedicado ao Rio de Janeiro. A visita mediada “O Rio na exposição do MHN” passa pelo Pátio de Santiago e por várias salas da exposição de longa duração, buscando conexões entre a história da cidade do Rio de Janeiro e a história do próprio MHN – que completará 100 anos em 2022.

Como era a paisagem do Rio de Janeiro no século 18? Grande testemunho daquele tempo, as pinturas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798) chamam atenção dos visitantes no museu. Com o intuito de envolver as crianças com o trabalho do artista e a memória da cidade, o Bondinho da História do dia 4, às 15h, chega com o tema “O Rio de Leandro Joaquim”.

A pintura histórica "Sessão do Concelho de Estado" (1922), de Georgina de Albuquerque

A pintura histórica “Sessão do Concelho de Estado” (1922), de Georgina de Albuquerque

Após conhecer as pinturas do artista, os participantes são convidados para uma oficina de pintura, onde poderão deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual. A atividade é voltada para crianças entre 4 e 10 anos – acompanhadas de pais ou responsável.

No dia 11 de novembro, às 14h, jovens e adultos podem participam do Bonde da História “Pinturas históricas”. A visita será na exposição “A construção da nação”, com ênfase nos quadros do século XIX do gênero Pintura Histórica.

No mesmo dia 11, o Bondinho da História “Museu, memória, mulheres e meninas” propõe uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer mulheres inspiradoras da história do Brasil. A seguir, os educadores propõem um jogo entre os presentes para que possam aprender de forma divertida.

Proclamação da República
Na comemoração dos 129 anos da Proclamação da República, o MHN apresenta um Bonde da História especial para jovens e adultos. Às 14h, a  visita mediada “Proclamação da República”  passa pelo circuito de longa duração, na exposição “A construção do Estado”,  abordando a decadência do segundo império e a ascensão do movimento republicano no Brasil. A visita será gratuita apenas para os participantes da atividade.

No dia 18, às 14h, o Bonde da História tem como tema “A presença negra no acervo do MHN”, que aborda o circuito de longa duração trazendo à tona a produção artística e histórica de matrizes africanas no Brasil. O objetivo é discutir, através do acervo, a presença negra na formação do Brasil.

História da umbanda no Brasil: detalhe do "Altar de Oxalá", de Emanoel Araújo

História da umbanda no Brasil: detalhe do “Altar de Oxalá”, de Emanoel Araújo

Ás 15h do mesmo dia, o Bondinho da História apresenta “Mani e suas aventuras no tempo das cavernas”. A visita mediada propõe a crianças de 5 a 12 anos uma viagem até a pré-história do Brasil com a personagem Mani. A contação aborda, a partir de Mani, a vida e os costumes dos primeiros habitantes do território brasileiro. A seguir, acontece uma oficina de pintura.

Umbanda no Brasil
No feriado do Dia da Consciência Negra (20) , às 14h, o setor educativo do MHN convida jovens e adultos a conhecer objetos da exposição de longa duração que evoquem a memória da umbanda.

Religião brasileira criada no início do século 20, ela sintetiza influências religiosas africanas, indígenas e cristãs, e tem papel essencial na formação da cultura brasileira. A visita será gratuita apenas para os participantes da atividade

No dia  25 de novembro, às 14h, a visita mediada “Mitos e mentiras do Brasil” é o último Bonde da História de novembro. Rituais antropofágicos, tráfico negreiro, Inconfidência Mineira: a história propõe versões, algumas questionáveis, sobre momentos marcantes do nosso país. Pensando nisso, a equipe de educadores preparou uma visita, voltada para jovens e adultos, abordando o tema.

Já às 15h, a  equipe educativa do MHN recebe crianças de 6 a 12 anos, e suas famílias, para conhecer uma versão diferente sobre a criação do mundo. Contação de história e oficina criativa abordam “O mito yourubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no Reino de Xangô”.

A contação de história será feita no interior da exposição de longa duração do museu, próximo ao Altar de Oxalá, e fala da criação do mundo e de uma lenda que relaciona os orixás Oxalá e Xangô. A seguir, na Casa do Trem, os pequenos participantes exercitam a criatividade em uma oficina de criação de bonecos.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada franca no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito da exposição de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades.

Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários marcados. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

MHN tem programação especial nos feriados de 15 e 20 de novembro