200anos_museus_logo.jpg

Seminário sobre 200 anos de museus no Brasil acontece no Rio

Entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro realizam um seminário em torno dos 200 anos de museus no Brasil – celebrados neste ano por conta da criação do Museu Nacional em 1818.

200anos_Museus_Seminario200 anos de Museu no Brasil: Desafios e Perspectivas” vai debater o percurso histórico de constituição e consolidação dos museus no Brasil em toda sua diversidade e abrangência, analisando as contribuições trazidas para a cultura brasileira e os desafios e perspectivas neste campo.

Entre os temas que serão abordados estão a memória do pensamento museológico brasileiro; a educação museal no Brasil; reflexões sobre museus de Arte, História, Antropologia, Arqueologia e Ciência; a presença das memórias afro-brasileiras nos museus brasileiros; e os desafios e perspectivas para os museus no Brasil contemporâneo.

O Museu Histórico Nacional, que integra a rede Ibram no Rio, participa com a palestra do diretor da instituição, Paulo Knauss, na mesa redonda “Cartografia dos museus de história no Brasil” no dia 31 de julho, a partir das 9h.

Confira a programação completa. O evento terá entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada atividade programada. Saiba mais sobre o evento na página do Ibram.

Seminário sobre 200 anos de museus no Brasil acontece no Rio