Logomarca do Viajando na História

O Projeto “Viajando na história” visa o estreitamento dos laços com os grupos visitantes, um melhor aproveitamento da visita com a realização de atividades prévias e desdobramentos pós visita. A ação educativa consiste no empréstimo de itens que se relacionam direta ou indiretamente com o acervo e o discurso educativo do MHN.

Desenvolvida pelo conjunto de educadores do museu, a proposta traz diversas possibilidades de uso e permite a realização de um importante registro e avaliação pedagógica da função educativa do museu. Seu uso contribui com a realização das visitas educativas não tendo o objetivo de substituí-las.

O empréstimo do kit didático será realizado preferencialmente para grupos com visita já agendada, poderá durar até duas semanas e a entrega deverá ser realizada no dia da visita.

Os kits possuem alguns objetos em comum e alguns distribuídos em três malas, com cinco eixos temáticos transversais: cotidianos e memórias (mala 1) ; culturas dos povos originários e Culturas Negras (mala 2); Relações sociais e Patriarcalismo e identidades sociais (mala 3). Desejamos a todos uma boa viagem!

Conteúdo do kit

• 1 mala;
  • 1 caderno de apresentação;
  • 1 diário de viagem;
  • 1 ficha de checagem de objetos;
  • 1 ficha de avaliação impressa;
  • Até 60 objetos selecionados pelo solicitante.

Empréstimo: no MHN até 2 semanas antes da data da visita. No caso de cancelamento da visita, o kit deve ser devolvido até a data em que a visita se realizaria.

Entrega: no dia da visita no MHN.

Formação de professores e educadores: de presença facultativa, será oferecida 3 vezes ao ano em data divulgada no site e nas redes sociais do museu.

Documentação para empréstimo

Confira o caderno de apresentação do Projeto Viajando na história (formato PDF).

Viajando na história