banner_500anos.png

500 anos da primeira volta ao mundo é tema de seminário internacional

Há cinco séculos, iniciou-se a primeira volta ao mundo, empreendida pela expedição naval de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano. Com destino às ilhas das Especiarias, as Molucas, navegou-se do Ocidente para o Oriente, percorrendo a América do Sul em busca de uma passagem marítima para o oceano Pacífico.

Para celebrar os 500 anos da passagem dessa expedição pela baía de Guanabara, primeiro porto visitado nas Américas, em 13 de dezembro de 1519, a diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Museu Histórico Nacional (MHN), as embaixadas de Portugal e Espanha no Brasil, e seus consulados no Rio de Janeiro, e os institutos Camões e Cervantes promovem, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, das 9h às 18h,o seminário internacional “5º Centenário da primeira volta ao mundo: a estadia da frota no Rio de Janeiro” – a ser realizado no auditório do MHN (Praça Marechal Âncora, s/n°, Centro, Rio de Janeiro, RJ).

banner_500anosCruzando todos os oceanos, a viagem integrou povos, culturas e mercados, antecipando a globalização, – um dos principais legados de Espanha e Portugal para o mundo contemporâneo.

A  frota de cinco naus saiu da Espanha, em 1519, com cerca de 250 tripulantes, comandada por Magalhães, que morreria em terras do Oriente. O percurso se completou em 1522, retornando somente a nau Vitória, com apenas 18 tripulantes, sob o comando de Elcano.

Perspectiva sul-americana
O seminário reúne especialistas do Brasil, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Peru e Uruguai para comemorar a contribuição dos países sul-americanos visitados pela frota da primeira viagem de circum-navegação. Além disso, visa propor reflexões sobre a expedição liderada pelos navegadores Magalhães e Elcano e sua inserção no processo de globalização, estabelecendo pontes entre o passado e o presente, revisitando a história sob uma perspectiva contemporânea. Confira a programação completa.

As inscrições estão abertas até 10 de dezembro e podem ser feitas pelo sítio eletrônico da DPHDM no valor de R$ 50 (inteira) ou R$ 25 (meia-entrada para estudantes, professores, militares, idosos e pessoas com deficiência), pagos via depósito ou transferência bancária para a conta da Associação de Amigos do MHN: Banco do Brasil – Agência: 2861-4 / Conta corrente: 19600-2 / CNPJ: 32.268.617/0001-89.

A inscrição está condicionada ao envio do comprovante da transação bancária no referido sítio eletrônico. O comprovante de meia-entrada deverá ser apresentado no credenciamento, no primeiro dia do seminário. Haverá emissão de certificado digital para os participantes.

Texto e imagem: DPHDM/Divulgação
Edição: Ascom/MHN

500 anos da primeira volta ao mundo é tema de seminário internacional

Related Posts