BondeHistoria_MHN2.jpg

Bonde da História: confira as visitas mediadas de outubro no MHN

O Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) segue apresentando o projeto Bonde e Bondinho da História, cuja proposta é levar os visitantes a conhecer as exposições do museu a partir de temas pensados tanto para o público adulto quanto infantil.

Neste mês, excepcionalmente, por conta dos dois turnos das Eleições 2018 (7 e 28 de outubro), o museu estará fechado, não acontecendo então as visitas mediadas como todos os domingos.

A primeira atividade será no dia 12 de outubro – feriado nacional. Por isso, o Bondinho da História, às 15h, ganha uma versão especial com o tema “Museu de brincadeiras“. Em uma viagem a gerações passadas, os participantes, crianças de 7 a 14 anos acompanhadas de pais ou responsáveis, participam de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos.

Além disso, será abordada a questão “O que é ser criança?”, trazendo à tona questões relacionadas com os direitos da criança e do adolescente. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual e e com deficiência auditiva. A atividade se repete no domingo (14), também às 15h.

Atividades do Núcleo de Educação do MHN aos domingos são voltadas para públicos de todas as idades

As atividades do Núcleo de Educação do MHN aos domingos são voltadas para públicos de todas as idades

Neste dia 14, o Bonde da História, às 14h, traz um tema  que tem feito sucesso entre o público. “Museu, memórias e mulheres” aborda, a partir de peças em exposição no MHN, o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil. A atividade é aberta a todos os públicos.

Museu para museólogos
No último Bonde da História do mês, no dia 21, os educadores levam os visitantes a conhecer o circuito de longa duração do MHN, a fim de discutir questões como expografia, conservação,colecionismo e a história do próprio museu.

“Museu para museólogos” é voltado para profissionais das áreas de museu e memória, e áreas afins, além de estudantes, e acontece às 14h.

No mesmo dia, às 15h, as crianças participam de um quizz de curiosidades no Bondinho “Brincando no Pátio dos Canhões”. Um dos três pátios que compõem o complexo arquitetônico do MHN, o Pátio dos Canhões, como indica o nome, apresenta uma coleção de canhões, além de outras peças históricos, como um chafariz. A atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos –  acompanhadas de pais ou responsáveis.

Aos domingos, dia de entrada franca no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito da exposição de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades.

Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários marcados. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereçõ eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

fotos: Valeria Abdalla/Núcleo de Educação MHN

Bonde da História: confira as visitas mediadas de outubro no MHN