Marquesa_de_Santos3_Seculo19_Atribuido-a-Francisco-Pedro-do-Amaral_MHN_Divulgacao.jpg

Confira as visitas mediadas no MHN durante o mês de março

O Núcleo de Educação do MHN segue com o projeto Bonde da História, que propõe visitas mediadas para crianças, jovens e adultos. No dia 8, às 14h, acontece a primeira edição de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O tema “Museu, memórias e mulheres” aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil, a partir de itens que fazem da exposição de longa duração, destacando a importância política e social das mulheres – ora como personagens representadas ora como autoras de obras. A atividade é aberta a todos os públicos. A atividade se repete no dia 17, no mesmo horário.

Também no dia 17, ás 15h, o Bondinho da História traz como tema “Mani e suas aventuras no tempo das cavernas”. A visita mediada por nossos educadores propõe, para crianças de 5 a 12 anos, uma viagem até a pré-história do Brasil com a personagem Mani. A contação aborda, a partir da jovem Mani, a vida e os costumes dos primeiros habitantes do território brasileiro. A seguir, acontece uma oficina de pintura para as crianças soltarem a imaginação.

Bonde-Museu,Memórias e Mulheres

Projeto Bonde da História: visitas mediadas à exposição de longa duração do MHN

O Rio no MHN
Já no dia 24, o projeto Bonde da História convida jovens e adultos para conhecer um pouco da história da Cidade Maravilhosa, que completa 454 anos no dia 1º de março.

A visita mediada “O Rio na exposição do MHN”, que começa às 14h, passa pelo Pátio de Santiago e por várias salas da nossa exposição de longa duração, buscando conexões entre a história da cidade do Rio de Janeiro e a do Museu Histórico Nacional – que completará 100 anos em 2022.

O Núcleo de Educação propõe, às 15h, uma atividade para crianças de 3 a 7 anos, e acompanhantes, se transformarem em detetives e nos ajudarem a desvendar esses segredos. Após o acolhimento dos participantes por nossos educadores, acontece uma contação de história no Pátio Minerva. A seguir, é hora de brincar de detetive, passando por oito peças de nosa exposição.

O último Bonde da História de março traz, no dia 31, às 14h, a visita mediada “Mitos e mentiras do Brasil”. Rituais antropofágicos, tráfico negreiro, Inconfidência Mineira: a história propõe versões, algumas questionáveis, sobre momentos marcantes do nosso país. Pensando nisso, o MHN preparou uma visita, voltada para jovens e adultos, colocando frente a frente as diferentes versões.

Às 15h, a equipe educativa recebe crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, para conhecer uma versão diferente sobre a criação do mundo no Bondinho da História. Contação de história e oficina criativa abordam “O mito yourubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no Reino de Xangô”.

A contação de história será feita no interior da exposição de longa duração do museu, próximo ao Altar de Oxalá, e fala da criação do mundo e de uma lenda que relaciona os orixás Oxalá e Xangô. A seguir, os pequenos participantes exercitam a criatividade em uma oficina de criação de bonecos.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Exclusivamente no dia 8 (sexta), a entrada para o bonde especial do Dia Internacional das Mulheres é gratuita. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Confira as visitas mediadas no MHN durante o mês de março