LaMacchina_ICC_Divulgacao.jpg

MHN promove uma série de atividades gratuitas ainda em outubro

Visitas mediadas, instalação interativa, lançamento de livros e encontro internacional estão na agenda do Museu Histórico Nacional (MHN) para as duas últimas semanas de outubro. Confira a seguir a programação gratuita.

Dias 20 e 21 de outubro
O Ministério das Relações Exteriores da Itália, a Associação dos Museus de Arte Contemporânea Italianos e o Instituto Italiano de Cultura promovem, com apoio do Museu Histórico Nacional, a apresentação ao público carioca da instalação “La Macchina”, do artista 2501.

Nascido em Milão, 2501 é um dos artistas mais representativos da Urban Art na cena atual italiana. Sua pesquisa se caracteriza pela utilização de uma ampla variedade de linguagens artísticas.

"La Macchina": projeto interativo do artista italiano 2501.

“La Macchina”: projeto interativo do artista italiano 2501

Em “La Macchina”, o artista performer apresenta uma instalação na qual o público será chamado a criar uma pintura coletiva. Por meio de um dispositivo – A Máquina –, o artista e as pessoas do público poderão desenhar linhas, traços, seguindo o movimento em loop da máquina.

A apresentação de “La Macchina” conta com a participação musical da dupla carioca CajuBeats. No sábado (20), a entrada custa R$ 10 (inteira) e R5 (meia). No domingo (21), a entrada no MHN é gratuita para todos os públicos. Aos fins de semana, o museu funciona das 13h às 17h.

Dia 21 de outubro
No último Bonde da História do mês, os educadores levam os visitantes a conhecer o circuito de longa duração do MHN, a fim de discutir questões como expografia, conservação, colecionismo e a história do próprio museu –que completou 96 anos no dia 12 de outubro.

“Museu para museólogos” é voltado para profissionais das áreas de museus, memória, patrimônio, e demais áreas afins, além de estudantes, e acontece às 14h.

No mesmo dia, às 15h, as crianças participam de um quizz de curiosidades no Bondinho “Brincando no Pátio dos Canhões”. Um dos três pátios que compõem o complexo arquitetônico do MHN, o Pátio dos Canhões, como indica o nome, apresenta uma coleção de canhões, além de outras peças históricas. A atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos –  acompanhadas de pais ou responsáveis.

Aos domingos, a entrada é franca no MHN. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários marcados.

No dia 28 de outubro (domingo), devido ao segundo turno das Eleições 2018, o MHN estará fechado. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Livro de Carlos Paradellas traz diário de viagem de Epitacio Pessôa

Livro de Carlos Paradellas apresenta diário de viagem de Epitacio Pessôa à Europa

Dia 24 de outubro
As anotações diárias de viagem do futuro presidente da República, Epitacio Pessôa,à Europa, em 1897, foram reunidas por seu neto, Carlos Alberto Pessôa Pardellas, para compor a obra “Epitacio Pessoa: na Europa e no Brasil”. O livro tem lançamento no dia 24 de outubro, às 15h, no auditório do MHN.

O livro, editado pela Fundação Alexandre de Gusmão, conta com apresentação de Alberto da Costa e Silva, prefácio de Sérgio Eduardo Moreira Lima, e prólogo de Francisco Rezek. A edição digital da publicação está disponível para download gratuito.

O jurista, magistrado e professor paraibano Epitacio Pessôa (1865-1942) foi presidente do Brasil entre os anos de 1919 e 1922. O Museu Histórico Nacional foi inaugurado durante a sua gestão em 1922.

Dias 25 e 26 de outubro
“Museus: novas reflexões e experiências” é o tema da quarta edição do Encontro Internacional sobre Preservação de Memória no Setor de Energia Elétrica – Preserva.ME 2018, que, pela primeira vez, terá palestrantes internacionais. Realizado pelo Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, o evento acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do Museu Histórico Nacional.

O Preserva.ME 2018 traz 11 palestras, cobrindo diferentes ângulos e questões da área de preservação histórica em instituições de ciência e tecnologia, sendo o principal evento de preservação de memória do setor elétrico brasileiro.

O evento reúne profissionais e estudantes das áreas de história, museologia, arquivologia e biblioteconomia de todo o país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Saiba mais.

Alexandre Miranda de Almeida é autor de "O certo e o errado"

Alexandre Miranda de Almeida é autor de “O certo e o errado” (Mundo Contemporâneo Edições)

Dia 31 de outubro
Em mais uma edição do Seminário Permanente do MHN, acontece a palestra e o lançamento do livro “O certo e o errado: A fabricação da ortografia brasileira da língua portuguesa pela Academia Brasileira de Letras (ABL)”, por Alexandre Miranda de Almeida.

Trata-se de uma pesquisa histórica sobre o processo de fabricação da ortografia no Brasil e a definição daquilo que seria considerado “certo” ou “errado” na língua portuguesa escrita.

A ABL teve um papel fundamental nessas demarcações desse território linguístico da ortografia do “português certo” com a exclusão do “português errado” falado pela maioria do povo brasileiro. A atividade acontece no auditório do MHN, às 15h, e tem entrada franca.

Imagens: Divulgação

MHN promove uma série de atividades gratuitas ainda em outubro