DiadeCopaMHN27_Divulgacao.jpg

MHN realiza a segunda edição do Dia de Copa neste domingo (24)

Mais de 300 pessoas estiveram no Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram), no último dia 10 de junho, para participar da atividade “Dia de Copa no MHN”.

Diante da repercussão da iniciativa, o museu retoma o projeto Bonde da História e realiza neste domingo (24), das 13h às 17h, a segunda edição do evento com atividades lúdicas e educativas gratuitas para públicos de todas as idades.

Álbum para todos
O ‘frisson’ da primeira edição, o álbum exclusivo com personagens da história brasileira, volta com força total. Com apoio da Associação de Amigos do MHN, desta vez serão distribuídos 240 álbuns – sem limite de idade para obter um exemplar.

Nesta edição, crianças e adultos podem completar o álbum da Copa MHN

Concebido pelo setor educativo do museu, a publicação é inspirada nos álbuns de figurinhas lançados a cada edição da Copa do Mundo. Na versão do MHN, 14 personagens da história brasileira compõem a seleção.

As figurinhas reproduzem imagens de personagens conhecidos em nossa exposição permanente, como d. João VI, d. Pedro II e André Rebouças, e outros nem tão populares, mas não menos importantes – como Henrique Dias, Catarina Paraguaçu e Maria Felipa.

Após receber o álbum, o participante deve ‘caçar’ as figurinhas em nosso circuito expositivo, tendo assim a chance de se aproximar da história e do nosso acervo de forma lúdica.

Os exemplares dos álbuns serão distribuídos das 13h às 16h, respeitando o limite de 80 exemplares por hora. A distribuição será feita por ordem de chegada e não haverá reservas antecipadas ou distribuição de senhas.

Bonde das camisas
Às 14h acontece o Bonde da História com o tema “Camisas, futebol e histórias!”. A atividade relaciona a história do Brasil com a de outros países que também disputam a Copa 2018, tendo as camisas dos times como principal conexão. A atividade é voltada para maiores de 16 anos.

Mais de 300 pessoas participaram da atividade no dia 10 de junho no MHN

Mais de 300 pessoas participaram da atividade “Dia de Copa no MHN” no dia 10 de junho

Durante toda tarde, haverá espaço para a troca de figurinhas do álbum oficial da Copa 2018. Também têm destaque as mesas de futebol de botão e futebol de moeda (peteleco), que vêm divertindo gerações de apaixonados por futebol há décadas.

E tem competição também com direito a prêmios. Um campeonato de embaixadinhas e a atividade chute ao golzinho vendado acontece uma vez mais.

A partir das regras do Futebol de Cinco, praticado por pessoas com deficiência visual, o público poderá experimentar o chute ao gol vendado.

O MHN possui estacionamento – respeitando o número de vagas existentes. Dúvidas e outras informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Saiba como chegar.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Dia de Copa no MHN – 2ª edição
24 de junho de 2018, das 13h às 17h – entrada franca.
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, S/N – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3299.0324
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. Confira horários especiais na primeira fase da Copa 2018.

MHN realiza a segunda edição do Dia de Copa neste domingo (24)