Visitamediada_Engenho_MHN.jpg

MHN realiza pesquisa de público com moradores do entorno do museu

A pesquisa de público do projeto “Cidade, patrimônio cultural em museus na Espanha e América Latina: contribuindo para o desafio da coesão social” acontece entre os dias 16 e 31 de agosto de 2021 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O Museu Histórico Nacional (MHN), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e a Universidade Complutense de Madri (Espanha) estão em parceria para a inclusão do Brasil na pesquisa, ao lado de cidades e museus em Cuba, Espanha e México.

A pesquisa quer conhecer melhor a relação entre o Museu Histórico Nacional e as populações dos bairros vizinhos à instituição: Centro, Lapa, Glória, Saúde, Gamboa e Santo Cristo.

A proposta é estudar a relação de cidades com seus museus, atuando com as comunidades, a partir de discursos históricos, arqueológicos ou antropológicos.

A amostragem deve permitir uma análise do uso de narrativas com o objetivo de conectar cidades e pessoas, fortalecendo a cidadania e contribuindo para a resolução de conflitos.

A pesquisa deve ser respondida somente por quem habita os bairros acima, e seja maior de 18 anos – mas qualquer pessoa ou instituição pode compartilhar a informação para alcançarmos o maior número possível de participantes. A pesquisa é on-line e tem uma duração média de cinco minutos.

MHN realiza pesquisa de público com moradores do entorno do museu