Fachada_MHN_LauTorquato.jpg

MHN sedia Maratona de Museus no dia 6 de novembro

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Wikipédia promovem, no dia 6 de novembro, uma maratona de edição de verbetes sobre museus brasileiros. A Maratona de Museus acontece simultaneamente em três cidades: Brasília (DF), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). O MHN sedia a atividade carioca, que acontece das 9h às 18h, na Sala de Aula do museu – com entrada franca.

A proposta pretende aproximar os museus brasileiros do contexto das plataformas digitais, como a Wikipédia, para promover, divulgar e valorizar o campo museológico. A Wikipédia possibilita múltiplas ações de promoção e divulgação das instituições e seus acervos, a partir da criação ou qualificação de verbetes na web – como histórias, itens de coleção e outros temas relacionados.

MHN sedia Maratona de Museus Ibram/Wikipédia dia 6 de novembro

A  atividade se insere no âmbito dos projetos chamados Glam Wiki (Glam- galerias, bibliotecas, arquivos e museus) da Wikipédia em língua portuguesa, que pretende melhorar a cobertura dos projetos relacionados à arte e cultura. Tais iniciativas são desenvolvidas em diversos países do mundo e já contam com a participação de importantes instituições.

O público alvo da maratona são os profissionais que atuam em museus e instituições de memória nas três cidades onde a atividade acontece. O número de vagas é limitado.

Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail cpgii@museus.gov.br até o dia 19 de outubro. O detalhamento da atividade e outras orientações estarão disponíveis após o encerramento das inscrições.

Dúvidas  e outras questões sobre a Maratona de Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico cpgii@museus.gov.br. Confira o verbete sobre o Museu Histórico Nacional na Wkipédia.

Texto: Ibram/Divulgação
Foto: Lau Torquato/Acervo MHN