visita-mediada-as-pinturas-de-Leandro-Joaquim.jpg

MHN tem visitas mediadas em todos os domingos de janeiro

No primeiro mês do ano, o Núcleo de Educação do MHN segue com o projeto Bonde da História, cuja proposta é levar visitantes a conhecer as exposições do museu a partir de temas pensados para diversos públicos.

No dia 6, às 14h, acontece a primeira visita mediada do ano e os educadores levam os visitantes, jovens e adultos, para conhecer a exposição temporária “ O retrato do rei dom João VI”. A proposta é apresentar a iconografia relacionada ao rei dom João VI, através de pinturas e gravuras de acervos brasileiros e portugueses.

O retrato de dom João, príncipe regente, de João Tomás da Fonseca, pertence ao Museu Imperial e está em exposição no MHN

Às 15h, o Bondinho da História, também embarca em “O retrato do rei dom João VI” e leva crianças (4 a 8 anos) a conhecer histórias sobre a vida de dom João VI e seus eventos mais importantes. Ao final, as crianças são convidadas a confeccionar insígnias e leques, reproduzindo peças da exposição.

Já no dia 13, ás 14h, o Bonde da História apresenta um tema que tem feito sucesso entre o público. “Museu, memórias e mulheres” aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil. A atividade é aberta a todos os públicos.

Às 15h, uma atividade voltada para crianças de 3 a 7 anos, e seus familiares, transforma as crianças em detetives que devem desvendar segredos nas exposições de longa duração do MHN.

O Rio nas exposições do MHN
No dia 20, às 14h, o Bonde da História  é dedicado ao Rio de Janeiro. No aniversário da cidade, a visita mediada “O Rio na exposição do MHN” passa pelo Pátio de Santiago e por várias salas das exposições de longa duração, buscando conexões entre a história da cidade do Rio de Janeiro e a história do próprio MHN – que completará 100 anos em 2022.

Grande testemunho do Rio colonial, as pinturas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798) chamam a atenção dos visitantes. Com o intuito de envolver as crianças com o trabalho do artista e a memória da cidade, o Bondinho da História do dia 20, às 15h, chega com o tema “O Rio de Leandro Joaquim”.

Após conhecer as pinturas do artista, os participantes são convidados para uma oficina de pintura, onde poderão deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual. A atividade é voltada para crianças entre 4 e 10 anos – acompanhadas de pais ou responsável.

Visita mediada as pinturas de Leandro Joaquim

Visita mediada à exposição onde se encontram as pinturas ovais de Leandro Joaquim, retratando o Rio no século XVIII

O último bonde do mês tem como tema “A presença negra no acervo do MHN” e acontece no dia 27, às 14h. A visita mediada aborda as exposições de longa duração, trazendo à tona a produção artística e a presença histórica de matrizes africanas no Brasil.O objetivo é discutir, através do acervo, a presença negra na formação da sociedade brasileira.

O Bondinho da História neste dia, às 15h, ganha uma versão especial com o tema “Museu de brincadeiras“. Em uma viagem a gerações passadas, os participantes, crianças e jovens de 7 a 14 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis, participam de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos.

Além disso, será abordada a questão “O que é ser criança?”, trazendo à tona questões relacionadas com os direitos da criança e do adolescente. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h.
.Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Fotos: MHN/Divulgação

MHN tem visitas mediadas em todos os domingos de janeiro