Bonde-Museus-Memórias-e-Mulheres.jpg

O que vem por aí: confira as novidades do MHN para 2019

Novas exposições, plataforma digital de publicações e visitas mediadas com temas inéditos fazem parte das novidades do Museu Histórico Nacional para este ano.

O projeto Bonde da História segue sua programação de visitas mediadas às coleções com os temas mais populares do ano passado e novas propostas. Quais os casais que fizeram a história do Brasil e estão representados em nossas exposições, por exemplo? Da mesma forma, o Núcleo de Educação prepara uma visita mediada destacando as mães famosas de nossa história.

Atividade mediada para crianças no MHN: projeto Bonde da História traz novidades em 2019

Tiradentes, a chegada dos portugueses ao Brasil e o Dia do Trabalhador, tema ligados a datas comemorativas nacionais, fazem parte das cerca de 60 visitas temáticas gratuitas para o público.

“Nas asas da Panair”
O MHN já prepara suas novas exposições temporárias para este ano. Em homenagem aos rios cariocas, em abril, a exposição “Rios do Rio” vai apresentar um olhar histórico, cultural, ambiental e social para os rios que cortam a capital fluminense.

Uma exposição sobre a história da Panair, uma das empresas pioneiras da aviação no Brasil, também está programada para o mês de julho. Será exposta coleção inédita de itens doados ao MHN por ex-funcionários da empresa em 2017.

“Música Brasilis” é o nome da exposição que, a partir de agosto, vai apresentar a diversidade das práticas musicais brasileiras ao longo dos séculos – dos cantos indígenas, passando pelos gêneros de origem europeia e africana e chegando ao choro, samba, bossa nova e funk. Será um oportunidade para o público conhecer de perto a coleção de instrumentos musicais do MHN.

Louça utilizada em voos da Panair do Brasil são alguns dos itens que compõem a coleção do MHN

A louça utilizada em voos da Panair do Brasil faz parte dos itens doados ao MHN que serão expostos neste ano

Para encerrar o ano, em novembro, a efeméride dos 500 anos da viagem de circum-navegação comandada pelo português Fernão de Magalhães, a serviço da Coroa espanhola, será lembrada com a exposição “5º centenário da primeira volta ao mundo”.

Novidades online
O Núcleo de Pesquisa prepara o lançamento da plataforma digital que irá disponibilizar todos os Anais do MHN já lançados, facilitando o acesso dos pesquisadores.

A publicação de livro sobre Sophia Jobim (1904-1968), uma das referências nacionais do ensino e estudo das relações entre indumentária e moda, e a realização do II Encontro dos Pesquisadores do Ibram, conjuntamente com o I Seminário do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Ibram/Pibic/CNPq, também estão na pauta para o novo ano.

O arquivo histórico do MHN seguirá colaborando com a plataforma Brasiliana Fotográfica – iniciada no ano passado. Para o aniversário do Rio, em março, está em andamento o lançamento online de coleção com imagens do fotógrafo Juan Gutierrez (1859-1897) – um dos principais fotógrafos a registrar a transição da cidade imperial para a cidade republicana.

As atividades acadêmicas, de formação e capacitação também terão espaço garantido no MHN – como eventos de numismática e atividades na área de educação museal. A pauta para eventos externos em nossos espaços em 2019 já está aberta. Confira a Política para Realização de Eventos para saber mais.

Texto e fotos: Ascom/MHN

O que vem por aí: confira as novidades do MHN para 2019