Chafariz_Gloria_A.-Correa_Costa-1920_Créditos_-MHN_Divulgação.jpg

“Rios do Rio” é a nova exposição temporária do MHN

História e arte se encontram na exposição “Rios do Rio – as águas doces cariocas, ontem e hoje”, que fica em cartaz de 25 de abril a 16 de junho de 2019 no Museu Histórico Nacional.

O compositor carioca Luís Antônio, ao escrever o samba “Eu e o Rio” nos idos dos anos 1960, alertava em seus versos sobre a necessidade da preservação dos rios para a própria sobrevivência humana. E por que eles estão morrendo?

Este é um dos motes para a exposição “Rios do Rio – as águas doces cariocas, ontem e hoje”, que será inaugurada no dia 24 de abril, às 18h, no Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora, S/N, Centro) com entrada franca. Em cartaz até 16 de junho, a exposição traz à tona a relação dos cariocas com os 267 rios que cortam a cidade do Rio de Janeiro por meio da arte contemporânea e de obras históricas em um diálogo inédito.

O quadro "Chafariz Rua do Riachuelo", pintado por Correa Costa em 1920, é uma das obras do MHN na exposição "Rios do Rio"

O quadro “Chafariz Rua do Riachuelo”, pintado por Correa Costa em 1920, é uma das obras do MHN na exposição “Rios do Rio”

Para compor o núcleo histórico da exposição, instituições como Arquivo Geral da Cidade, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, Museu da Chácara do Céu/Museus Castro Maya, Museu Histórico da Cidade do RJ, Museu da Marinha e Museu Histórico Nacional emprestaram obras que têm o tema das águas doces e dos rios como destaque.

Bicas d’água dos antigos chafarizes da Carioca e das Marrecas; a pintura do Largo do Depósito, realizada por Almiro Reis em 1901; além de obras originais de Jean-Baptiste Debret e Johann Rugendas estão entre as obras do núcleo histórico.

No núcleo de arte contemporânea participam 18 artistas e um coletivo, cujos trabalhos apontam para a conscientização sobre a preservação dos rios, utilizando diferentes suportes – instalação, videoescultura, fotografia, filme, pintura e mesmo bordado.

No dia da abertura, a artista visual Mariana Maia apresenta a performance individual “Coroação”. Resultado de uma pesquisa entre arte e o corpo da mulher negra, a artista investiga o lugar social que ele ocupa na sociedade brasileira e as relações com sua ancestralidade.

Dimensões das águas doces
“Rios do Rio” é fruto de mais de um ano de trabalho de Flavia Portela, coordenadora do projeto; e Luciana Frazão, pesquisadora. A curadoria é de Fernanda Pequeno.

“Buscamos ampliar as dimensões das águas doces cariocas para além de uma apreensão idílica, acionando também suas melancolias úmidas, sonhadoras, lentas e calmas”, diz a curadora. Propõe também a reflexão sobre “os poderes curativos das águas doces, como também sobre os processos irreversíveis de soterramento que elas têm sofrido ao longo de evolução urbana”.

Acervo MHN: púcaro de prata do século XIX, utilizado para retirar água de grandes recipientes

A exposição vai muito além, enfatiza Fernanda Pequeno: “do desafio inicial de procura por fontes com potabilidade e volume suficientes, visando canalizações para consumo, passamos hoje à necessidade premente de preservação das nascentes e dos olhos d’agua, a fim de evitar crises de abastecimento, sem deixar secar a esperança que move toda a questão”.

A exposição é uma realização Estúdio F/ Editora Lacre com correalização do Museu Histórico Nacional/Ibram e tem patrocínio do Banco Guanabara por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Exposição: “Rios do Rio – as águas doces cariocas, ontem e hoje”
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Mal. Âncora S/N – Centro)
Abertura: 24 de abril de 2019 – 18h: entrada franca
Período: de 25 de abril a 16 de junho de 2019
Horários: de terça a sexta, das 10h às 17h30. Finais de semana e feriados, das 13h às 17h.
Entrada: 10 reais (inteira)/ 5 reais (meia). Aos domingos a entrada é gratuita. Confira outras gratuidades em nossa página web.

Texto: Divulgação MHN
Fotos: Ascom/MHN
Foto capa: “Chafariz da Glória” (A.Correa Costa, 1920). Acervo MHN.

“Rios do Rio” é a nova exposição temporária do MHN