O 960 réis é uma das moedas mais interessantes da numismática brasileira por ser fruto de recunhagem sobre peças de outras regiões.
Ela será o tema principal da palestra “A numismática dos 960 réis: contexto artístico, histórico e econômico de duas moedas em uma”, que acontece na sexta (13), a partir das 14h, na Sala de Cursos do MHN.
O numismata Alexandre Cabral da Costa abordará os diferentes elementos que compõem a moeda, suas bases, bem como as variações de cunhagem. Também abordará a coleção de 960 réis que integra o acervo do museu.
Natural de Belo Horizonte (MG), Alexandre da Costa é bacharel em direito e jornalista.
Associado da American Numismatic Association (ANA) e da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), tem colaborado para a classificação das moedas de prata brasileiras, incluindo aí a publicação “A série dos cruzados Brasileiros”, de sua autoria, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2018.
A Palestra é gratuita. As inscrições, contendo nome completo e telefone para contato, devem ser feitas até o dia 12 de julho pelo e-mail mhn.numismatica@museus.gov.br.
Texto: Ascom/MHN
Foto: Numismática MHN/divulgação