ROCHELLE-COSTI-Desvios”-–-2007-fotografia-em-duratrans-montadas-em-back-light-200-x-110-x-45-cm-cada-total-de-5-obras-–-Foto-Isaias-Martins.jpg

MHN recebe exposições do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça no Rio

A partir do dia 20 de julho (sexta-feira), o Museu Histórico Nacional, (MHN), que integra a rede Ibram no Rio de Janeiro (RJ), recebe três exposições do 6º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas (2017-2018).

Criado em 2004, o prêmio já contemplou 30 artistas e três curadores com bolsas de trabalho para a produção de obras que circularam por várias cidades em exposições itinerantes.

No MHN o público poderá conhecer os trabalhos dos cinco artistas premiados nesta edição: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP).

Trabalho premiado do artista Daniel Lannes

“Turstia” (2015): trabalho do artista carioca Daniel Lannes estará em exposição

A exposição “Verzuimd Braziel – Brasil desamparado”, do curador premiado Josué Mattos, com trabalhos de outros 17  artistas, também estará em cartaz, assim como a mostra “A intenção e o gesto”, com obras do artista cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), homenageado dentro do projeto Arte e Indústria.

Educativo
O Prêmio Marcantonio Vilaça também dá ênfase a um programa educativo realizado em paralelo às exposições, que contempla visitas mediadas, cursos, ateliês e ações poéticas direcionadas a diversos públicos – professores, estudantes e famílias. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (21) 3299.0361 ou pelo e-mail educativopremiomvilaca@gmail.com.

Com curadoria geral de Marcus Lontra, a 6ª edição do prêmio recebeu inscrições de 637 artistas e curadores de todas as regiões do Brasil.

Cada um dos cinco artistas vencedores recebe uma bolsa de R$ 50 mil para a produção de seus trabalhos, e o curador uma bolsa no valor de R$ 25 mil. As três exposições que chegam agora ao Museu Histórico Nacional já passaram por Brasília, Goiânia e Fortaleza. Saiba mais.

As exposições podem ser visitadas até o dia 16 de setembro. Confira horário de funcionamento, valores de ingresso e outras gratuidades em nossa página web. Aos domingos, a entrada é gratuita no Museu Histórico Nacional.

Texto e fotos: Divulgação

MHN recebe exposições do 6º Prêmio Marcantonio Vilaça no Rio