O Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) segue apresentando o projeto Bonde e Bondinho da História, cuja proposta é levar os visitantes a conhecer as exposições do museu a partir de temas pensados tanto para o público adulto quanto infantil.
Neste mês, excepcionalmente, por conta dos dois turnos das Eleições 2018 (7 e 28 de outubro), o museu estará fechado, não acontecendo então as visitas mediadas como todos os domingos.
A primeira atividade será no dia 12 de outubro – feriado nacional. Por isso, o Bondinho da História, às 15h, ganha uma versão especial com o tema “Museu de brincadeiras“. Em uma viagem a gerações passadas, os participantes, crianças de 7 a 14 anos acompanhadas de pais ou responsáveis, participam de brincadeiras que fizeram parte da infância de outros tempos.
Além disso, será abordada a questão “O que é ser criança?”, trazendo à tona questões relacionadas com os direitos da criança e do adolescente. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual e e com deficiência auditiva. A atividade se repete no domingo (14), também às 15h.
Neste dia 14, o Bonde da História, às 14h, traz um tema que tem feito sucesso entre o público. “Museu, memórias e mulheres” aborda, a partir de peças em exposição no MHN, o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil. A atividade é aberta a todos os públicos.
Museu para museólogos
No último Bonde da História do mês, no dia 21, os educadores levam os visitantes a conhecer o circuito de longa duração do MHN, a fim de discutir questões como expografia, conservação,colecionismo e a história do próprio museu.
“Museu para museólogos” é voltado para profissionais das áreas de museu e memória, e áreas afins, além de estudantes, e acontece às 14h.
No mesmo dia, às 15h, as crianças participam de um quizz de curiosidades no Bondinho “Brincando no Pátio dos Canhões”. Um dos três pátios que compõem o complexo arquitetônico do MHN, o Pátio dos Canhões, como indica o nome, apresenta uma coleção de canhões, além de outras peças históricos, como um chafariz. A atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos – acompanhadas de pais ou responsáveis.
Aos domingos, dia de entrada franca no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito da exposição de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades.
Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários marcados. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereçõ eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.
Texto: Ascom/MHN
fotos: Valeria Abdalla/Núcleo de Educação MHN