Seminario_Internacional_2018_Logo.png

Seminário Internacional do MHN começa amanhã (9)

Entre os dias 9 e 11 de outubro de 2018, o Museu Histórico Nacional (MHN) realiza a 18ª edição do Seminário Internacional, em parceria com a Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro, que marca os 96 anos da criação do museu em 1922.

No dia 9, às 10h, acontece a mesa de abertura do seminário. Logo em seguida, às 11h, acontece a primeira conferência do evento, com o tema “Seminário Regional da Unesco sobre o papel educativo dos museus: um marco internacional”. Nela participam, entre outros, dos diretores do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss, e do Museu da República, Mário Chagas.

Às13h30, começa a primeira mesa-redonda com o tema “História e memória dos projetos e ações em Educação Museal no Brasil”. Entre os convidados, a educadora do Museu Nacional, Andréa Costa, e a coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo, Milene Chiovatto. A última atividade do dia, às 16h, apresenta o Painel Temático “A história da educação museal no Brasil”, que acontece em duas sessões simultâneas.

Já no dia 10, às 9h30, a primeira conferência internacional aborda o tema “O Projeto Echoes e os novos desafios da educação museal: descolonizar, integrar, visibilizar”, com participação da coordenadora do projeto Echos, a portuguesa Lorena Sancho Querol, e da educadora dos Museus Castro Maya e MHN Fernanda Castro, como debatedora.

60 anos atrás: participantes do Seminário Regional da Unesco no Rio em vista ao MHN em 1958

60 anos atrás: participantes do Seminário Regional da Unesco no Rio em vista ao MHN em setembro de 1958. O Seminário MHN 2018 celebra o encontro que gerou a Declaração do Rio de Janeiro

Relato de experiências
Logo em seguida, ás 11h, acontecem as duas sessões do painel temático “Educação Museal: conceitos e teorias”, seguido, às 13h30, pelo painel “Educação museal: práticas e experiências”.

A partir das 16h, relatos de experiências educativas dos museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) serão feitos por representantes do Museu da Inconfidência, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, entre outros. Às 17h30, última atividade do dia, tem o Painel Temático “Comunicações paralelas” com a apresentação de cinco trabalhos.

No último dia de seminário (11), a conferência “Desafios e novas perspectivas para o campo da educação museal” tem início às 9h30, com a presença do mexicano Ricardo Rubiales, museólogo e educador de museus, e da museóloga do Museu de Arqueologia de Itaipu, Mirela Leite.

Às 11h, a mesa redonda “Políticas públicas e gestão na educação museal” conta, entre outros, com a coordenadora do Comitê Internacional para Educação e Cultura, Luciana Martins, e de Cinthia Rodrigues, da área da educação em museus do Ibram. No inicio da tarde, às 13h30, começam as duas sessões do último painel temático, com o tema “Educação Museal: políticas públicas, profissionais, pesquisa e formação”.

O encerramento do evento acontece às 16h, com a conferência sobre a Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e tem Francisco Regis Lopes, professor de história na Universidade Federal do Ceará (UFC), como conferencista, e a coordenadora do Departamento de Processo Museais do Ibram, Renata Bittencout, como debatedora. Confira a programação completa.

Declaração do Rio de Janeiro
O Seminário Internacional do MHN celebra a Declaração do Rio de Janeiro, documento elaborado após a realização pela Unesco do “Seminário regional sobre a função educativa dos museus”, entre os dias 7 e 30 de setembro de 1958, no Museu de Arte Moderna no Museu de Arte Moderna do Rio.

O evento contou com a participação de diversos países e é considerado um dos marcos da museologia, uma vez que lançou novos rumos e perspectivas para a esfera da educação em museus.

As inscrições online já estão encerradas. Caso haja desistências, será possível a participação de interessados. Dúvidas e outras questões podem ser enviadas para o endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Foto: Acervo Numus/Unirio

Seminário Internacional do MHN começa amanhã (9)