Fachada_MHN_LauTorquato_Divulgacao.jpg

Ibram lança edital de seleção para vaga de diretor do Museu Histórico Nacional

Foi publicado no Diário Oficial da União ontem (24), o novo Chamamento Público para preenchimento do cargo de diretor do Museu Histórico Nacional (MHN), instituição que integra a rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A seleção para o cargo será realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação baseados na análise de Currículo, Declaração de Interesse e de Plano de Trabalho.

Podem se candidatar ao cargo servidor(a)s público(a)s, ou não, que tenham formação acadêmica em nível superior; experiência comprovada em gestão envolvendo atividades de relacionamento com organizações do governo ou entidades da sociedade em geral; conhecimento de políticas públicas, preferencialmente, do setor museológico ou cultural.

As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 22 de janeiro de 2021. O candidato deverá encaminhar toda a documentação exigida no edital para o endereço eletrônico selecao@museus.gov.br, informando no assunto: “Chamada Pública Museu Histórico Nacional”.

Em maio deste ano, o chamamento aberto em 2019 para o referido cargo foi revogado em função da publicação da Portaria nº 13.623, do Ministério da Economia, que determinou o redimensionamento do quantitativo de Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASG), além da centralização dos processos de compras e gestão de contratos.

Feitas as devidas adequações, as atividades administrativas do gestor da unidade museológica foi alterado, o que impactou no perfil desejado para tal cargo. Atualmente, Vania Drummond Bonelli ocupa interinamente a direção do MHN. Mais informações sobre o processo seletivo na página do Ibram.

Texto: Ascom/Ibram
Edição: Ascom/MHN