Escravizada_Crioula_ChrsitanoJr_MHN_Detalhe.png

Exposição virtual traz retratos raros de africanos escravizados trabalhadores do RJ

“Fotografias de costumes brasileiros: o negro olhar por trás dos retratos de Christiano Junior” é a exposição virtual que o Museu Histórico Nacional (MHN) preparou para a plataforma Google Arts & Culture como parte das atividades que celebram o dia da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro).

O Arquivo Histórico do MHN tem sob sua guarda, desde 1933, o álbum “Fotografias de costumes brasileiros” (circa 1865), que apresenta raras 24 fotografias de africanos escravizados trabalhadores de rua da cidade do Rio de Janeiro (RJ) – fotos realizadas em estúdio pelo açoriano Christiano Júnior (1832-1902).

"Escravo de ganho - barbeiro": fotografia de Christiano Jr na exposição do MHN na plataforma Google Arts&Culture

“Escravo de ganho – barbeiro”: fotografia de Christiano Jr. na exposição virtual

Nas imagens em exposição, o fotógrafo faz uso dos novos recursos para a época e retrata mulheres e homens negros em cenários e vestimentas que representam suas atividades laborais, associando o trabalho que desempenhavam também as suas etnias.

As imagens, digitalizadas pelo MHN há alguns anos, são um testemunho da diversidade da população de origem africana na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.

Preparada por quatro profissionais da área de acervo do MHN, a proposta da exposição é abrir uma reflexão sobre a condição de vida de africanos escravizados no Brasil antes da abolição da escravatura. A exposição é multimídia e está disponível em inglês e português na plataforma Google.

No dia 26 de novembro, também em parceria com a Google Arts & Culture, o MHN realiza a ação educativa virtual “A presença negra no acervo do MHN”.

Uma das visitas mediadas de maior sucesso do projeto “Bonde da História” do MHN, a versão para as redes terá transmissão ao vivo pelo Youtube do museu e conta com a equipe de educadores. Haverá interpretação em Libras e a atividade é livre para todos os públicos.

Fotos: Arquivo Histórico MHN/Divulgação