Bonde-viol¬ncias-hist¦ricas.jpg

Bonde da História: confira as visitas mediadas do mês de fevereiro

O Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional (MHN) segue apresentando o projeto Bonde da História, que leva os visitantes a conhecer as exposições do museu a partir de temas pensados tanto para o público adulto quanto infantil.

No dia 3, às 14h, acontece o primeiro Bonde do mês, voltado para jovens e adultos, tem por tema “Pinturas históricas”. A visita será na sala da exposição de longa duração “A construção da nação”, com ênfase nos quadros do século XIX do gênero Pintura Histórica.

Ás 15h do mesmo dia, o Bondinho da História apresenta “Mani e suas aventuras no tempo das cavernas”. A visita mediada propõe, a crianças de 5 a 12 anos e acompanhantes, uma viagem até a pré-história do Brasil com a personagem Mani. A contação aborda, a partir de Mani, a vida e os costumes dos primeiros habitantes do território brasileiro. A seguir, acontece uma oficina de pintura.

Bonde da História: visita mediada a uma das salas da exposição permanente do MHN

Moda e memórias
“Dom João VI e a moda” é o tema do Bonde da História no dia 10, às 14h. O pesquisador e professor Paulo Debom é o convidado para uma conversa na galeria sobre os costumes e a moda na corte portuguesa, nos séculos XVIII e XIX, a partir da exposição “O retrato do rei dom João VI” – em cartaz no MHN.

Já às 15h, os educadores recebem crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, para conhecer uma versão diferente sobre a criação do mundo. Contação de história e oficina criativa abordam “O mito yourubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no Reino de Xangô”.

A contação de história será feita próximo à instalação artística Altar de Oxalá, de Emanoel Araújo, e fala da criação do mundo e de uma lenda que relaciona os orixás Oxalá e Xangô. A seguir, na Casa do Trem, os pequenos participantes exercitam a criatividade em uma oficina de criação de bonecos.

No dia 17, ás 14h, a visita mediada traz um tema que tem feito sucesso entre o público. “Museu, memórias e mulheres” aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil – a partir do acervo do museu. A atividade é aberta a todos os públicos.

O Pátio Epitácio Pessoa, conhecido como Pátio dos Canhões, é uma das atrações do MHN

O Bondinho da História, às 15h, será acessível a crianças (acima de 8 anos) com deficiência visual. A visita mediada por nossos educadores tem com o tema “A história e suas fontes”.

Da carta de Pero Vaz de Caminha, passando pelo Dia do Fico e chegando ao computador, os pequenos irão entender como se estrutura a história que conhecemos. Após a visita, acontece uma oficina para que os participantes criem suas próprias fontes históricas para a posteridade.

O último Bonde da História do mês, no dia 24, às 14h, convida o público jovem e adulto a uma experiência em torno de objetos importantes para a história do Brasil. “10 objetos que contam a nossa história” conduz os participantes pelo museu em busca destas peças.

No mesmo dia, às 15h, as crianças participam de um jogo de curiosidades no Bondinho “Brincando no Pátio dos Canhões”. Um dos três pátios que compõem o complexo arquitetônico do MHN, o Pátio dos Canhões, como indica o nome, apresenta uma coleção de canhões, além de outras peças históricos, como um chafariz. A atividade é voltada para crianças de 6 a 10 anos – acompanhadas de pais ou responsáveis.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h.
Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Bonde da História: confira as visitas mediadas do mês de fevereiro