VentreLIVRE_Alegoria.jpg

Confira a programação de visitas mediadas durante o mês de maio

Semana de Museus 2019, lançamento de cartão fidelidade e exibição de documentário marcam as atividades do projeto Bonde da História do Museu Histórico Nacional neste mês de maio.

No dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador, o projeto Bonde da História realiza a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”, às 14h, voltada para o público adulto.

Já no dia 5, acontece o Bonde da História “Museu, memórias e mulheres” às 14h. Votada para jovens e adultos, a visita aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil, tendo como referência peças em exposição no circuito de longa duração do MHN. Às 15h, o público de 7 a 14 anos, e acompanhantes, ganha também sua versão da visita, com o Bondinho da História “Museu, memórias, mulheres e meninas”.

17ª Semana de Museus
Dando início às atividades da Semana de Museus 2019, no dia 11 (sábado), às 14h, acontece o Bonde da História “As faces do Brasil em 10 objetos”, voltado para o público adulto. A visita percorre todo o circuito expositivo de longa duração e se detém em itens considerados de destaque para a história do país.

SemanaMuseus2019_IbramExcepcionalmente às 14h30, é a vez do Bondinho da História com o tema “Pinturas rupestres: cores, aroma, formas e texturas”. Com a participação da educadora Sueli Mendonça, a atividade conta com um momento de apresentação de recursos acessíveis e com uma oficina de experiência sensorial. Por conta da Semana de Museus 2019, as atividades de sábado serão gratuitas.

Com o objetivo de estimular a participação do público nas visitas, o Núcleo de Educação lança no domingo (12) um cartão fidelidade: a cada três participações em visitas mediadas, o usuário recebe brindes relacionados ao Museu Histórico Nacional.

Neste dia, às 14h, acontece o Bonde da História “A umbanda na história do Brasil”, uma de nossas visitas mediadas mais populares entre jovens e adultos. A atividade conta com a presença de Jorge Santana, historiador e doutorando em Ciências Sociais da UERJ, também um dos diretores do documentário “Nosso sagrado”, que será exibido logo após a visita. Neste dia, o Bonde começa excepcionalmente às 13h.

E às 15h é a vez do Bondinho da História “O mito yorubá: Oxalá na criação do mundo”. Voltado para crianças de 6 a 12 anos, e acompanhantes, a visita propõe uma outra versão da criação do mundo a partir da visão yorubá. A seguir, as crianças participam de oficina de bonecos.

Museólogo por um dia
No dia 18 de maio (sábado), às 14h, o Bonde da História tem como tema “10 objetos que fizeram nossa história”. Voltada para o público adulto, a visita percorre todo o circuito expositivo de longa duração e se detém em itens considerados de destaque para a história do Brasil. A atividade será acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Cartaz do documentário "Nosso sagrado", que será exibido no dia 12 de maio

“A umbanda na história do Brasil”: cartaz do documentário “Nosso sagrado”, que será exibido no dia 12 de maio no MHN

Às 15h, o Bondinho da História tem como tema “Do móvel ao automóvel”. Voltada para crianças de 3 a 10 anos, e acompanhantes, a visita mediada a nossa exposição de meios de transporte terrestres conta com o auxílio do recurso de realidade aumentada. A seguir, acontece uma oficina de colagem. Por conta da Semana de Museus 2019, as atividades de sábado serão gratuitas.

No último dia da 17ª Semana de Museus, no dia 19 de maio (domingo), acontece o Bonde da História “Presença negra no acervo MHN”, às 14h. Voltada para o público adulto, a visita aborda a presença da matriz africana e afro-brasileira em nossa exposição de longa duração e a contribuição negra para a sociedade brasileira.

“Museólogo por um dia” é o Bondinho da História, que começa às 15h, voltado para crianças entre 5 e 10 anos e acompanhantes. Aproveitando a passagem do Dia internacional de museus (18 de maio), a atividade busca estimular a curiosidade das crianças sobre a profissão de museólogo através de dinâmicas que simulam algumas das funções exercidas pelos profissionais de museus.

Às 14h do domingo (26), o público adulto pode participar do Bonde da História “Pinturas históricas”. A visita será na exposição “A construção da nação”, com ênfase nos quadros do século XIX do gênero Pintura Histórica.

Às 15h, o Bondinho da História no MHN traz como tema “Mani e suas aventuras no tempo das cavernas”. A visita mediada por nossos educadores propõe, para crianças de 5 a 12 anos, uma viagem até a pré-história do Brasil com a personagem Mani.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Aos finais de semana e feriados, informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3299. 0324.

Fotos: Divulgação/MHN

Confira a programação de visitas mediadas durante o mês de maio