PatioMinerva_MHN_AtualPrevia.jpg

Confira a programação do MHN para o mês de agosto de 2022

O Museu Histórico Nacional (MHN) está funcionando de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h, A entrada é gratuita, devido ao centenário do museu neste ano. Confira destaques da programação para este mês.

Anais MHN
Três artigos que compõem o volume 56 dos Anais MHN, a ser lançado em dezembro, já estão on-line. Dois deles inauguram a seção “Especial – Independências”, dedicada às reflexões em torno do bicentenário da Independência do Brasil. O terceiro encontra-se na seção “Artigos”. Acesse os novos artigos na página dos Anais MHN.

Numismática em destaque
Entre os dias 24 e 26 de agosto, em parceria com a Sociedade Numismática Brasileira, acontece o evento “Numismática para todos”. Das 10h às 17h estão programadas palestras, lançamento de livros, além de uma feira com mais de 20 expositores. Em colaboração com a Casa da Moeda do Brasil, no dia 24, às 10h, acontece o lançamento da medalha comemorativa do centenário do MHN. Mais detalhes da programação em breve.

“Rio-1922”
Segue em cartaz a exposição que celebra o centenário do Museu Histórico Nacional. “Rio-1922”. Resultado de uma curadoria colaborativa, a exposição reúne cerca de 100 itens do acervo do MHN, pinturas, fotografias, objetos, itens de numismática, vestuário e mobiliário de época buscam dar o tom de como se vivia na cidade e os desafios do período. Patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, “Rio-1922” tem apoio da Associação dos Amigos do MHN. Saiba mais.

“Brasil decolonial”
Segue em cartaz a exposição “Brasil decolonial: outras histórias”. Trata-se de Um conjunto de 17 intervenções, no circuito de longa duração do MHN, sobre temas e objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil. O projeto é resultado da ação conjunta entre MHN, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).

Devido à reformulação conceitual e expográfica do módulo “Oreretama”, do circuito expositivo no segundo piso, o módulo está fechado até dezembro de 2022. Da mesma forma, estão fechados temporariamente os módulo dois e três para serviços emergenciais de manutenção. Saiba mais. Para outras informações sobre o MHN, escreva para o endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.

Texto e foto (capa): Ascom/MHN

Confira a programação do MHN para o mês de agosto de 2022