Entre os dias 9 e 11 de outubro de 2018, o Museu Histórico Nacional (MHN) realiza mais uma edição do Seminário Internacional, atividade interdisciplinar que acontece desde o ano 2000 para marcar o aniversário da instituição – que este ano completa 96 anos.
“Museu e educação: os 60 anos da Declaração do Rio de Janeiro” será o tema do seminário neste ano, realizado em parceria com a Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro.
Conferências, mesas redondas, painéis temáticos, relatos de experiências e exposição compõem a programação, que celebra a Declaração do Rio de Janeiro.
O documento, elaborado em 1958, após a realização pela Unesco do “Seminário Regional sobre a função educativa dos museus”, representa um marco internacional para a área.
As conferências e mesas redondas trazem convidados nacionais e estrangeiros (Portugal e México). Já os painéis temáticos, com 40 comunicações selecionadas, estão organizados em quatro eixos: história no Brasil; conceitos e teorias; práticas e experiências; políticas públicas, profissionais e pesquisa.
A sessão de relatos apresenta experiências educativas dos museus da rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – a qual o MHN também faz parte. Confira a programação completa do Seminário Internacional MHN 2018.
As inscrições são gratuitas e estão abertas para ouvintes – basta preencher o formulário online para se inscrever. Dúvidas e outras questões podem ser enviadas para mhn.educacao@museus.gov.br
Texto: Ascom MHN