PatioCanhoes_MHN.jpg

Confira as visitas mediadas do mês de dezembro no MHN

O projeto Bonde da História continua com as visitas mediadas aos finais de semana de dezembro. Neste mês, o destaque fica com a visita mediada que marca o Dia do Museólogo no Brasil.

Todos os sábados deste mês, o MHN oferece a visita mediada “10 objetos que contam a nossa história”. Os monitores destacam peças relevantes de nossa coleção em exposição, de diversas épocas, para um passeio pela história do Brasil. A visita, voltada para os públicos jovem e adulto, acontece nos sábados 7, 14, 21 e 28 de dezembro, sempre às 14h. No dia 14, a visita também acontece em Libras.

No primeiro domingo do mês (8), às 14h, o Bonde da História, voltado para os públicos jovem e adulto, será também acessível para pessoas com deficiência visual com o tema “Violências históricas”. A imposição cultural e genocídio dos povos indígenas pelos portugueses, o tráfico negreiro, o silenciamento de minorias e mesmo a disseminação de ódio via internet serão abordados na visita.

A visita mediada "Violências históricas" aborda, entre outros, o período da escravidão no Brasil

A visita mediada “Violências históricas” aborda, entre outros, o período da escravidão no Brasil

Neste dia, às 15h, crianças, jovens e acompanhantes são convidados a participar do Bondinho da História: “Museu, memórias e meninas”. O Núcleo educativo propõe uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer mulheres inspiradoras da história do Brasil.

No domingo (15), às 14h, acontece a visita mediada de grande sucesso do projeto Bonde da História: “Museu, memórias e mulheres”. Voltada para os públicos jovem e adulto, aborda o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil a partir de itens da nossa exposição de longa duração.

Já às 15h, o projeto Bondinho da História convida crianças e jovens (7-14 anos), e acompanhantes, para uma viagem a gerações passadas. Os participantes tomam parte em brincadeiras infantis da época de seus avós e pais, além de conversam sobre temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente em tempos atuais.

Museologia em ação
No domingo (22), às 14h, em comemoração ao Dia do Museólogo (18 de dezembro), o projeto Bonde da História tem como tema “Museu para museólogos”.  A visita mediada propõe discutir as distintas temáticas dentro do campo da Museologia e é voltada para estudantes da área e cursos afins, além de interessados no tema.

Neste mesmo dia, às 15h, o Bondinho da História tem como tema “Oxalá e o segredo das yabás”.Voltado para crianças (6-12 anos) e acompanhantes, aborda a relação de Oxalá com as orixás femininas. Após a contação de história, acontece uma oficina lúdica.

VisitasMHN_Barroco

As visitas mediadas do projeto Bonde da História abordam temas diversos e são feitas para crianças, jovens e adultos

No último domingo do mês de dezembro (29), às 14h,  acontece o Bonde da História “O Rio de Janeiro na exposição do MHN”. A visita, voltada para o público adulto, propõe conexões entre a história do Rio e a do próprio MHN, por meio de itens em exposição e da arquitetura.

E às 15h, O Bondinho da História, voltado para crianças (3-7 anos) e acompanhantes, a visita “Detetives do MHN” propõe uma contação de história no Pátio Minerva e, a seguir, é hora de brincar de detetive na exposição de longa duração.

Como participar
Aos finais de semana e feriados, o MHN funciona das 13h às 17h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição para participar das visitas mediadas: o encontro com os monitores acontece na recepção do museu nos horários indicados. As atividades têm sessão única e, de acordo com o número de participantes, pode acabar um pouco antes ou depois do horário previsto. Há estacionamento gratuito no MHN – respeitando o número de vagas existente.

A entrada aos sábados custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Confira as gratuidades em nossa página web. Já aos domingos, dia de entrada gratuita, as visitas abordam temas diversos e são voltadas também para o público infantil. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br ou pelo telefone (21) 3299.0324.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Confira as visitas mediadas do mês de dezembro no MHN