Curso_Moda_Mar2020.jpg

Curso livre sobre história da moda acontece em março no MHN

No mês de março, o Museu Histórico Nacional (MHN) oferece ao público o curso livre “História da moda: um recorte a partir do acervo do museu”, ministrado pela professora doutora Manon Salles.

A atividade acontece em quatro encontros, nos dias 10, 17, 24 e 31 de março (terças-feiras), das 13h às 17h, no MHN (Praça Marechal Âncora S/N – Centro – Rio de Janeiro, RJ).

O objetivo é introduzir os participantes no universo da moda, enquanto cultura material, a partir das roupas e acessórios que fazem parte do  acervo do MHN. As alterações na roupa, na moda e na aparência e suas relações com o contexto histórico-cultural, serão analisadas no período compreendido entre os séculos XIX e XXI por meio da análise de peças.

Manon Salles manuseia vestido de baile (século XIX) durante conservação preventiva na Reserva Técnica do MHN

Manon Salles manuseia vestido de baile (século XIX) durante atividade de conservação preventiva da peça na Reserva Técnica do MHN

Com um total de 16 horas, as aulas expositivas são voltadas para pessoas interessadas, estudantes e profissionais das áreas de moda, figurino, história da arte, museologia, história, design, jornalismo de moda, conservação e restauração, e áreas afins. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Percurso pela história da moda
O conteúdo programático aborda os temas ” Moda: a criação de um sistema”, “A Alta Costura e as silhuetas do século XIX”, “A moda na Belle Époque”, “As vanguardas artísticas e a moda no século XX”, “As mudanças no vestir nos períodos de guerra”, “O glamour dos grandes costureiros das décadas 1950/60/70”, “Moda e contestação”, “As tribos urbanas na pós-modernidade” e ““Fast Fashion” e a moda globalizada do século XXI”.

Manon Salles é doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Docente de História da Arte e da Moda, Desenho e Conservação preventiva em diversas universidades e instituições culturais, é conservadora da Casa Zuzu Angel/ Museu da Moda. Coordena ainda o Seminário “Moda – uma abordagem museológica”, realizado anualmente pela Fundação Casa de Rui Barbosa em parceria com a Unirio e UFRJ.

Estão sendo oferecidas 30 vagas. A inscrição para o curso livre custa R$ 300. Estudantes têm 50% de desconto e servidores do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e associados da AAMHN têm 25% de desconto. O pagamento deve ser feito via depósito bancário na conta corrente da Associação de Amigos do MHN (CNPJ: 32.268.617/0001-89): Banco do Brasil – Agência: 2861-4 / Conta corrente: 19600-2.

Para confirmar a inscrição, cópia do comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail aamhn.museu@gmail.com.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Curso livre sobre história da moda acontece em março no MHN