Visite o museu com seu grupo


TRAGA SUA ESCOLA PARA VISITAR O MUSEU

O Núcleo de Educação desenvolve projetos e eventos com visitas agendadas, dirigidos aos alunos e professores das redes pública e particular de ensino.

Educativo MHN

O Núcleo de Educação do MHN oferece aos alunos e professores a oportunidade de visitar o museu na companhia de nossos educadores. As visitas abordam temas relacionados ao acervo do museu, suas exposições e arquitetura, à história e à sociedade brasileira.

Projeto “Viajando na história”
O Viajando na História proporciona uma pré-visita ao Museu Histórico Nacional por meio do empréstimo de uma mala com objetos que conversam com nosso acervo e nosso discurso educativo.
O Núcleo de Educação oferece atividades de formação e apresentação do Projeto Viajando na História periodicamente. Saiba mais sobre o projeto, calendário de ações e solicitação de agendamento do empréstimo clicando na imagem ao lado.

Logomarca do Viajando na História
Grupo participa de visita mediada do projeto ``Bonde da história``

Projeto “Bonde da história”
A equipe de educadores do MHN realiza visitas mediadas aos finais de semana, e em algumas datas comemorativas, com o objetivo de apresentar uma visão crítica da história nacional. Construída com fins pedagógicos e lúdicos, a partir de recortes temáticos, as visitas se relacionam ao acervo exposto e exploram histórias, discursos e manifestações culturais.

Dentro do projeto, as crianças também têm vez! O Bondinho da História proporciona visitas lúdicas aos espaços e acervo do MHN, seguidas de oficinas, contações de história e outras atividades que fazem os pequenos visitantes desenvolverem sua a criatividade. Confira a programação.

Educação museal e acessibilidade
O Núcleo de Educação realiza ações e eventos voltados para pessoas com deficiência, oferecendo recursos acessíveis que democratizam o acesso ao museu e ao acervo para o conjunto dos visitantes. Conheça alguns de nossos recursos:

  • Elevadores, plataformas de acesso e escadas rolantes permitem o acesso físico a todos os seus espaços;
  • Audioguia com audiodescrição e videoguia em Libras;
  • Reproduções táteis do acervo na exposição disponíveis. Busque informações na recepção do museu;
  • Visitas mediadas com a equipe do Núcleo de Educação, mediante agendamento ou disponibilidade da equipe;
  • Visitas em Libras;
  • Divulgação das ações do Núcleo de Educação com audiodescrição.

Queremos construir nossas atividades com as pessoas com deficiência, familiares e instituições que as atendem. Entre em contato conosco!

Educativo_Formação

Formação e pesquisa
O Núcleo de Educação oferece por meio do Grupo de Pesquisa “Educação Museal: conceitos, história e políticas” CNPq/Ibram, periodicamente, cursos de formação em educação museal voltados para educadores, pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais de museus.

Conheça também o Centro de Referência da Educação Museal, localizado na biblioteca do MHN, que acolhe pesquisadores e possui um acervo bibliográfico, de jogos e materiais multimídia sobre educação museal no Brasil e no mundo.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Núcleo de Educação MHN
Agendamento de visitas
E-mail: mhn.agendamento@museus.gov.br

Outros assuntos
E-mail: mhn.educacao@museus.gov.br

Núcleo de Educação