VisitaMediada_MHN_Divulgacao.jpg

Educação museal: lançamentos e mesa redonda acontecem na terça (26)

No dia 26 de junho (terça-feira), o Museu Histórico Nacional (MHN/Ibram) promove uma atividade com foco na educação museal.

O Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM) e o Programa de Elaboração e Pesquisa em Educação Museal (Pepem) serão lançados no auditório do MHN a partir das 14h, com entrada franca. Não é necessário inscrição prévia. Haverá ainda certificado para os participantes.

Capa da publicação do Ibram que já está disponível para downloado

A publicação do Ibram já está disponível para download

A atividade terá como destaque uma mesa redonda com as presenças de Magaly Cabral, educadora e museóloga; Ozias Soares, pesquisador do Museu da Vida/Fiocruz; e Fernanda Castro, educadora do MHN – os dois últimos são membros da equipe PNEM.

Participação
A Política Nacional de Educação Museal é fruto de um amplo processo de reflexão e debate participativo – iniciado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em 2010 e concluído ano passado.

O Caderno da PNEM traz os princípios e diretrizes elaborados nesse processo, além de um conjunto de textos sobre a história da educação museal, o processo de construção da política, formas de sua aplicação e conceitos que a embasam.

A publicação já está disponível para download na página do Ibram. Saiba mais sobre a PNEM.

Implementação
Nesse contexto, o Núcleo Educativo do MHN propõe a criação e implementação do Programa de Elaboração e Pesquisa em Educação Museal (Pepem) do Ibram: uma ferramenta de implementação da PNEM que deve atuar com ações de curto, médio e longo prazo, em especial no que diz respeito à formação de educadores, elaboração de pesquisas e instrumentos de sistematização, registro e avaliação da área  e produção de informação em educação museal.

A primeira atividade do Pepem, realizada esta semana no MHN, foi uma reunião da linha de pesquisa “Educação museal: conceitos, história e políticas”, criada no grupo de pesquisa “Escritas da história em museus” (MHN/CNPq).

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br.

Educação museal: lançamentos e mesa redonda acontecem na terça (26)