Diploma_MedalhaTiradentes_Alerj_MHN.jpg

Museu Histórico Nacional recebe medalha Tiradentes da Alerj

No Dia Internacional dos Museus (18 de maio),  a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu ao Museu Histórico Nacional a medalha Tiradentes, maior honraria oferecida a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços à causa pública no Estado.

Pedro Mastrobuono (Ibram), Luiz Paulo (Alerj) e Aline Montenegro (MHN) na cerimônia de entrega da medalha Tiradentes ao MHN

Para o deputado Luiz Paulo, propositor do projeto na Alerj, justificou-se a concessão da medalha ao museu tanto pela celebração do centenário do MHN neste ano, quanto por ser um “espaço representativo e guardião de grande parte do acervo da história brasileira, do Estado e da cidade do Rio de Janeiro”.

Além da entrega da medalha, e respectivo diploma, ao MHN, recebidos pela diretora Substituta Aline Montenegro, foram entregues moções honrosas a quatro ex-diretores da instituição: as museólogas Heloísa Duncan, Solange Godoy e Vera Tostes, e ao historiador Paulo Knauss.

A Associação dos Amigos do MHN, representada pela presidente Maria Linhares, também recebe moção honrosa. A cerimônia contou ainda com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Pedro Mastrobuono.

“A entrega da honraria ao museu é um presente de aniversário merecido para celebrar o centenário da instituição”, apontou a diretora Substituta do Museu Histórico Nacional, Aline Montenegro. “O museu se consolida, a cada dia, como referência no campo da história, da museologia e do patrimônio, sendo esta uma homenagem também a todas as equipes que o fizeram ao longo deste século”.

Representando o MHN, a diretora Substituta Aline Montenegro recebe a medalha Tiradentes do deputado Luiz Paulo

A entrega da medalha Tiradentes aconteceu antes da abertura da exposição “Rio-1922”, que reúne cerca de 100 itens do acervo do MHN para contar um pouco sobre como se vivia na cidade no ano em que o museu foi fundado.

A medalha recebida já foi incorporada à exposição “Rio-1922” – que pode ser visitada pelo público até 30 de dezembro de 2022. Saiba mais.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Museu Histórico Nacional recebe medalha Tiradentes da Alerj