Começa hoje a programação da 23ª Semana Nacional de Museus, que reúne mais de 1500 instituições de todo o Brasil para dialogar sobre o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. O Museu Histórico Nacional participa da programação da semana, que se estende até o dia 18, data em que se comemora o Dia Internacional dos Museus.
A primeira atividade será realizada no dia 15 (quinta), às 9h30, com a conferência com o tema “Museus Regenerativos: Construindo futuros sustentáveis com comunidades em rápida transformação”. A atividade será conduzida pela diretora da @regeneramuseus e vice-presidente do ICOM SUSTAIN, Lucimara Letelier. A conferência é aberta ao público e acontecerá no auditório do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), na Cinelândia, com transmissão ao vivo pelo Canal Youtube do MHN.
No dia 17 (sábado) o MHN apresenta uma edição especial do Bonde da História, com o título “O território do MHN no contexto de rápidas transformações na cidade”. A atividade será mediada pelo historiador e educador Edmilson Santos, com saída às 10 horas dos jardins do museu, seguindo com caminhada por suas cercanias.
Para ambos os eventos não é necessária a realização de inscrições prévias para participação. Toda a programação das instituições participantes do evento coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram (@museusbr) pode ser acessada no site www.visite.museus.gov.br.