Îandé_MarcoGuimaraes

ÎANDÉ: AQUI ESTÁVAMOS, AQUI ESTAMOS

A exposição abre o circuito de longa duração do Museu Histórico Nacional sobre a história brasileira, que se organiza em todo o segundo andar da instituição. Elaborada em meio às comemorações do centenário do museu e inaugurada em fevereiro de 2023, Îandé é uma afirmação do compromisso institucional do museu com a escuta, com a diversidade e com os protagonismos dos povos indígenas na história brasileira. A exposição é organizada em dois eixos básicos: “Aqui estávamos”, dedicado à arqueologia dos povos originários, e “Aqui estamos”, referente às histórias e à contemporaneidade indígenas no país.

Resultado de processos de diálogo com representantes dos povos indígenas e especialistas, a exposição aborda no eixo “Aqui estávamos” temas centrais no debate a respeito dos achados arqueológicos relacionados à vida humana e ocupação do território do que hoje é o Brasil com os núcleos “Antiguidade humana no Brasil”, “Povos de Luzia” e “Povos do litoral”. Já o eixo “Aqui estamos” tem como elemento central a reafirmação da importância histórica e política, a sofisticação e criatividade culturais e artísticas, a relação respeitosa com o meio ambiente e, sobretudo, a força contemporânea dos povos indígenas no Brasil que inventam e reinventam sentidos possíveis diante da complexa realidade brasileira e mundial.

Îandé: aqui estávamos, aqui estamos

Îandé: aqui estávamos, aqui estamos

Apresenta a arqueologia do território brasileiro, antes da chegada dos portugueses,e suas populações indígenas ontem e hoje.

Portugueses no Mundo – 1415 a 1822

Portugueses no Mundo – 1415 a 1822

Apresenta desde a expansão marítima portuguesa, sobretudo a colonização do Brasil, até a proclamação da Independência por D. Pedro I.

A construção do Estado – 1822 a 1889

A construção do Estado – 1822 a 1889

Mostra o processo de construção do Estado e seus desafios.

Cidadania-1889 até a atualidade

Cidadania-1889 até a atualidade

Aborda a construção da cidadania após a instauração do sistema republicano em 1889.

Farmácia Homeopática Teixeira Novaes

Farmácia Homeopática Teixeira Novaes

Reconstrução da tradicional farmácia que funcionou de 1847 a 1983 no Centro do Rio de Janeiro

Do móvel ao automóvel

Do móvel ao automóvel

27 peças, entre cadeirinhas de rua, berlindas, traquitanas e um automóvel do início do século XX. veículos da Casa Real portuguesa e da família imperial brasileira.

Iandé