Revistas

Voltado para a produção e difusão do conhecimento desde a sua criação, o Museu Histórico Nacional lançou em 1940 o primeiro volume dos seus Anais, publicação que circulou regularmente até 1975.
Após uma paralisação de duas décadas, a edição dos Anais foi retomada em 1995.

Com penetração no Brasil e no exterior, os Anais constituem material de referência para pesquisadores das áreas das ciências humanas e sociais.

Em 1999, com o apoio da empresa DocPro, foi lançado o CD-ROM “Coletânea dos Anais do Museu Histórico Nacional – 1940 a 1998” , vindo ao encontro de inúmeras solicitações por volumes já esgotados. Hoje está disponível on line na Biblioteca VirtualMHN/DocPro.


Livros

Anualmente o MHN também publica o Livro do Seminário, que apresenta uma coletânea de textos produzidos pelos palestrantes do Seminário Internacional, do ano anterior, e outros relacionados ao tema do seminário. A exemplo dos Anais, os livros dos seminários, integram a bibliografia obrigatória para concursos públicos.


Catálogos

Eventualmente são produzidos catálogos e cadernos didáticos de exposições e guias de orientação à visitação das mostras de longa duração e itinerante para professores, visitantes e guias turísticos, que podem ser adquiridos na Loja do Museu.


Plano Museológico do Museu Histórico Nacional 2020-2023


Consulte on-line na Biblioteca Digital MHN/DocPro todas as publicações editadas pelo Museu Histórico Nacional.

Consulte on-line os Anais do Museu Histórico Nacional.

Publicações