De acordo com o Ofício Circular nº 257/2022, do Ministério das Comunicações, o Museu Histórico Nacional suspende, a partir de 2 de julho, alguns conteúdos já publicados, devido às condutas vedadas aos agentes públicos federais nas eleições 2022.
Por ser o MHN uma instituição federal ligada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a suspensão de caráter temporário se dá sobre materiais que podem ser considerados publicidade de caráter institucional.
Não haverá perda de informação, retornando os conteúdos ao ar após o fim do período eleitoral, que se encerra em 30 de outubro, caso haja segundo turno.
Pela impossibilidade de suspensão temporária de conteúdos, fica fora do ar o perfil do MHN na rede social Facebook. O perfil no Instagram segue no ar, mas com uma série de conteúdos ocultados, assim como os perfis no YouTube e TikTok.
Os comentários nas redes sociais que permanecem ativas também estarão suspensos, sendo os contatos com o museu realizados, preferencialmente, pelo endereço eletrônico faleconosco.mhn@museus.gov.br.
Da mesma forma, ficam suspensos alguns materiais da biblioteca digital e da página web do museu. Para outras informações sobre o MHN, faça contato pelo e-mail acima.
Para saber mais sobre as vedações para agentes públicos federais no período eleitoral, está disponível uma cartilha publicada pela Advocacia Geral da União.
Texto: Ascom/MHN