Boneca_Clarinha_MHN_Divulgacao-Copia-1.png

“10 objetos: outras histórias” é a nova exposição do Museu Histórico Nacional

Dando seguimento às comemorações dos 100 anos do Museu Histórico Nacional, a partir de 1º de dezembro, uma nova exposição faz a ponte entre a criação do museu em 1922 e os dias atuais.

“10 objetos: outras histórias” reúne itens de acervo que propõem novas ideias e atitudes do museu, convidando o público a um processo de escuta, conexão e construção de outras narrativas e representatividades.

“Em nosso cotidiano, usamos uma infinidade de itens sem refletir sobre como eles contam um pouco sobre nosso tempo”, aponta Fernanda Castro, diretora Substituta do MHN. “Mas dentro de um museu de história, os objetos ganham novos sentidos, conectando pessoas a memórias. O que propomos nesta exposição é o grande desafio de contar 100 anos de histórias a partir de apenas 10 objetos”, enfatiza.

Traje de Iemanjá é um dos 10 objetos selecionados para a nova exposição do MHN

Que histórias podem ser contadas a partir dos objetos? Uma camisa de futebol, a capa de uma revista, uma placa de rua, uma boneca ou um traje religioso se entrelaçam para gerar perguntas e provocações sobre o acervo do MHN, trazendo à luz as recentes reflexões da instituição sobre como se forma uma coleção ou se constrói uma exposição em um museu.

A seleção dos itens para a exposição é resultado de uma curadoria colaborativa, que partiu da escuta de diferentes grupos sociais, associada ainda a uma certa dose de estranhamento, com o intuito de romper discursos únicos e parciais.

A exposição “10 objetos: outras histórias” tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Associação dos Amigos do MHN.

A abertura acontece no dia 1º de dezembro, a partir das 10h, quando também será lançado o bloco do selo comemorativo ao centenário do museu produzido pelos Correios.

Exposição “10 objetos: outras histórias”
Abertura: dia 1º de dezembro, às 10h
Visitação: até abril de 2023
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº – Centro – RJ
Funcionamento: de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h.
Entrada franca.

Texto: BriefCom Comunicação
Edição: Ascom/MHN
Fotos: Divulgação/MHN
Foto de capa: a boneca Clarinha, com traços de síndrome de Down.

“10 objetos: outras histórias” é a nova exposição do Museu Histórico Nacional