avatar-site-prog.jpg

Confira a programação da Semana de Museus no MHN

A 16ª Semana de Museus acontece entre os dias 14 a 20 de maio e tem como tema “Museus Hiperconectados – novas abordagens, novos públicos”.

Todo ano, durante a semana do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, comemora-se a Semana de Museus a partir de um tema. A cada Semana de Museus as instituições museais brasileiras são convidadas a proporem uma programação inédita referente ao tema do ano. Em 2018, o Museu Histórico Nacional oferecerá entrada gratuita para todos entre os dias 12 e 20 de maio, e convida seus visitantes a conhecerem a programação sobre o tema “Museu Hiperconcetados – Novas abordagens, novos públicos”.

Vale lembrar que além da extensa programação, o MHN lançou dois desafios que darão prêmios exclusivos do museu para os vencedores! Saiba como participar: http://mhn.museus.gov.br/index.php/participe-dos-concursos-que-darao-premios-exclusivos-do-mhn/

Conheça abaixo a programação da 16ª Semana de Museus no MHN e participe!

Visitas Mediadas – Bonde da História

Bonde da História – 12/05 (Sábado) às 14h

Bonde da História – 13/05 (Domingo) às 14h

Bondinho da História: Mulheres que fazem História – 13/05 (Domingo) às 15h

Que tal aproveitar o domingo no museu?  O Museu Histórico Nacional convida toda a família (mães, pais, filhas e filhos) para o Bondinho da História “Mulheres que fazem História”. Nosso Núcleo de Educação realizará uma roda de conversa proposta para todas as idades para que os pequenos possam também conhecer e refletir sobre mulheres inspiradoras.

Bonde da História: O Rio de Janeiro no MHN – 15/05 (Terça-feira) às 11h

O Rio de Janeiro completou 453 anos e o Museu Histórico Nacional montou um roteiro especial para você conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e sua relação com a história do Brasil.

Bonde da História: Umbanda e História do Brasil + LIBRAS – 15/05 (Terça-feira) às 15h

Uma visita que tem como objetivo debater através do acervo em exposição um pouco da formação e da atualidade desta manifestação religiosa e cultural característica do Brasil. Na atividade teremos intérprete de Libras.

Bonde da História: Museus, Memória e Mulheres  + LIBRAS- 16/05 (Quarta-feira) às 11h

Bonde da História traz o tema “Museus, Memória e Mulheres” e tem como objetivo percorrer os corredores da história do Brasil sob um viés da representação e representatividade femininas na memória do país. Na atividade teremos intérprete de Libras.

Bonde da História: Museu para Museólogos – 16/05 (Quarta-feira) às 15h

Uma visita feita de museólogo para museólogos que abordará diferentes aspectos deste campo de conhecimento a partir do acervo e das exposições do MHN.

Bonde da História: A Presença Negra no MHN – 17/05 (Quinta-feira) às 11h

Bonde da História percorrerá o circuito de longa duração do MHN trazendo à tona a produção artística e histórica de matrizes africanas no Brasil. Nessa visita-diálogo a intenção é discutir, através do acervo, a presença negra na formação do Brasil.

Bonde da História: As Maiores Mentiras do Brasil  + LIBRAS – 17/05 (Quinta-feira) às 15h

Inspirado pela música “Mentiras do Brasil”, do raper Gabriel Pensador, e pela tradicional brincadeira de 1º de abril, este bonde vai debater mentiras, mitos e construções históricas duvidosas acerca da história do Brasil. Na atividade teremos intérprete de Libras.

Bonde da História – 19/05 (Sábado) às 14h.

Bonde da História: A violência em objetos de nossa história – 20/05 (Domingo) às 14h. Acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Através de alguns objetos de nosso circuito expositivo propomos um debate sobre diferentes “categorias” de violência desde imposições culturais até a violência cibernética praticada por trás das telas de smart fones e computadores.

Bondinho da História: Descobrindo o Mundo no MHN – 20/05 (Domingo) às 14h

Em parceria com a Educadora Suely Mendonça que desenvolve o projeto “Descobrindo o Mundo – Atividades multissensoriais para bebês”, nossos educadores propõem um Bondinho que destinado ao público familiar com bebês e crianças na 1ª infância. A visita se dá na forma de miniexposição artística interativa, na qual o público é convidado a brincar e explorar livremente o espaço do museu, para além do uso de brinquedos pedagógicos ou educativos.

Confira a programação da Semana de Museus no MHN