PatioCanhoes_MHN.jpg

Confira as visitas mediadas do projeto Bonde da História em junho

Entre as visitas promovidas pelo Núcleo de Educação do MHN em todos os domingos de junho, destaque para homenagem ao Museu Nacional/UFRJ.

No dia 2, às 14h, acontece o Bonde da História “Mitos e mentiras do Brasil”, voltado para os públicos jovem e adulto. A proposta é comparar versões de momentos importantes da história brasileira, confrontando mitos e mentiras que foram criados ao longo dos anos.

Neste dia, às 15h, o público de 6 a 10 anos, e acompanhantes, pode participar do Bondinho da História “Brincando no pátio dos Canhões”. Após uma visita à exposição do pátio Epitácio Pessoa, também conhecido como pátio dos Canhões, os visitantes participarão de um jogo de perguntas e respostas baseado no que observaram.

No domingo (9), às 14h, jovens e adultos são convidados a participar do Bonde da História “Descobrimento ou invasão?”, que aborda os diferentes termos utilizados para designar a presença portuguesa no Brasil. A visita será na sala “Portugueses no mundo” e é acessível para pessoas com deficiência visual.

Como trabalham os museólogos em um museu é tema de uma das visitas mediadas de junho

Logo mais, às 15h, voltado para crianças de 6 a 12 anos, e seus acompanhantes, o Bondinho da História “Oxalá e o segredo das yabás” apresenta a lenda africana de como Oxalá descobriu o segredo que só as orixás femininas tinham conhecimento. A contação se dará em frente a instalação artística “Altar de Oxalá”, de Emanoel Araújo. Na sequência, acontece uma oficina artística de bonecos.

No dia 16 (domingo), às 14h, ocorre o Bonde da História “O Rio na exposição do MHN”. Nossos educadores apontam as conexões entre as histórias do Museu Histórico Nacional e da capital fluminense.

Para o público infantil de 3 a 7 anos, e seus acompanhantes, o Bondinho da História “Detetives do MHN”  acontece às 15h. Após uma contação de história, os participantes são convidados a solucionar alguns segredos existentes no museu, passando por itens de nossa exposição de longa duração.

MHN e Museu Nacional
Nos dias 22 (sábado) e 23 (domingo), às 14h, o MHN presta uma homenagem ao Museu Nacional/UFRJ, instituição que sofreu um incêndio de enormes proporções em setembro do ano passado.

Nesse mês de junho, em que o museu da Quinta da Boa Vista completa 201 anos de criação, o Bonde da História “Diálogo entre museus – MHN & Museu Nacional”, leva jovens e adultos a conhecer objetos da exposição de longa duração que relacionam a história das duas instituições. Também será construída uma exposição educativa com peças que foram doadas ao MHN pelo Museu Nacional ao longo das décadas.

Ao fundo, a instalação "O altar de Oxalá", de Emanoel Araújo, onde acontece contação de história para crianças no dia 9

Ao fundo, a instalação “O altar de Oxalá”, de Emanoel Araújo, onde acontece contação de história para crianças no dia 9

No domingo (23), às 15h, as crianças de 5 a 10 anos, e seus acompanhantes, podem conhecem algumas situações vivenciadas no cotidiano por um museólogo. O Bondinho da História “Museólogo por um dia” tem visita à exposição do MHN e, a seguir, os pequenos tomam parte na simulação de fases do tratamento do acervo, adaptadas ao público infantil.

No último domingo de junho (30), o Bonde da História “Pinturas históricas”, leva os participantes a conhecer momentos da história por meio de telas do gênero Pintura Histórica, com ênfase nas telas do século XIX expostas na sala “A Construção do Estado”.

Às 15h, crianças de 4 a 10 anos, e acompanhantes, podem mergulhar no Rio antigo a partir das pinturas ovais de Leandro Joaquim (1738-1798). Nossos educadores contam a história a partir do trabalho do artista. Depois, as crianças participam de uma oficina de pintura.

Como participar
Aos domingos, dia de entrada gratuita no MHN, o Bonde da História sempre começa às 14h e o Bondinho às 15h. Não há necessidade de agendamento ou inscrição: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados o Bonde da História acontece às 14h e percorre todo o circuito de exposições de longa duração do museu. Confira ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo endereço eletrônico mhn.educacao@museus.gov.br. Aos finais de semana e feriados, informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3299.0324.

Texto e fotos: Ascom/MHN

Confira as visitas mediadas do projeto Bonde da História em junho