2010-Oreretama-Sambaquis-Ricardo-Bhering.jpg

Conheça as visitas mediadas do mês de agosto no MHN

Em todos os domingos do mês de agosto, o Museu Histórico Nacional (MHN), por meio do Núcleo de Educação, programou visitas mediadas ao seu acervo com foco tanto no público jovem e adulto quanto infantil.

No dia 5, às 14h, acontece o Bonde da História “Museu, memórias e mulheres”. A visita destaca a representatividade e importância político-social das mulheres.

A baiana Maria Filipa é uma das personagens históricas em destaque nas visitas mediadas de agosto

Entre figuras famosas, algumas pouco lembradas e outras quase esquecidas pela história, o público jovem e adulto poderá conhecer um pouco mais de personagens com Dona Leopoldina, Marquesa de Santos, Anita Garibaldi e Maria Filipa – todos presentes nas exposições permanentes do MHN.

Já às 15h acontece o Bondinho da História, atividade voltada para o público infantil, com o tema “A chegada dos portugueses”. A equipe de educadores do MHN fará uma visita à exposição permanente “Portugueses no mundo”, tematizando o contexto de chegada dos europeus nas Américas.

A seguir, acontece um “jogo de tabuleiro” no qual os participantes (crianças a partir de oito anos) serão as peças, encenando, de maneira lúdica, a chegada dos portugueses no Brasil.

Pintura histórica e umbanda
No domingo 12, às 15h, o tema da presença feminina na coleção ganha versão para os mais jovens (7 a 14 anos). “Museu, memória, mulheres e meninas” propõe uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer e refletir sobre mulheres inspiradoras e seu protagonismo na história da Brasil.

Às 14h, jovens e adultos podem participam do Bonde da História “Pinturas históricas” – com intérprete de libras. A visita será feita a exposição “A construção da nação”, com ênfase nos quadros do século XIX do gênero Pintura Histórica. As telas “Sessão do Conselho de Ministros”, de Georgina Albuquerque, e “A ilusão do Terceiro Reinado”, de Aurélio de Figueiredo, também conhecido como “O último baile da Ilha Fiscal”, são exemplos no MHN.

“Mani e suas aventuras no tempo das cavernas” propõe às crianças (5 a 12 anos), no dia 19 de agosto, às 15h, uma viagem à pré-história do Brasil com a personagem Mani. Após a contação de história sobre a vida dos primeiros habitantes do  território brasileiro, ambientada na exposição Oreretama, acontece uma oficina com pintura e modelagem em argila.

Leandro Joaquim para crianças é um dos Bondinhos da História

Leandro Joaquim para crianças é um temas do mês do Bondinho da História

Neste dia, o público jovem e adulto poderá conhecer, às 14h, um pouco mais sobre “A umbanda na história do Brasil”. Neste Bonde da História, a visita à exposição de longa duração destaca objetos que evoquem a memória da Umbanda, religião afro-brasileira que tem papel essencial na formação da cultura brasileira.

Um domingo para o Rio
E o último domingo de agosto (26) é dedicado ao Rio de Janeiro. O Bonde da História, às 14h, busca conexões entre a história da cidade do Rio de Janeiro e a história do próprio Museu Histórico Nacional – que completará 100 anos em 2022.

Já as crianças (de 4 a 10 anos) poderão conhecer, às 15h, a Cidade Maravilhosa a partir do trabalho de Leandro Joaquim (1738-1798) – importante pintor do século XVIII que retratou o Rio de Janeiro de sua época. Após conhecer as pinturas do artista, os pequenos participantes são convidados para uma oficina de pintura, onde poderão deixar a imaginação fluir para retratar o Rio atual.

Aos sábados, o Bonde da História acontece às 14h e percorre o circuito da exposição de longa duração do museu. Confira valores de ingresso e gratuidades. A entrada é sempre gratuita aos domingos e não é preciso agendamento prévio para participar do Bonde e Bondinho da História: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu.

Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br.

Fotos: Acervo MHN/Divulgação

Conheça as visitas mediadas do mês de agosto no MHN