BondinhoHistoria2_24jul2018-2.jpg

Conheça as visitas mediadas do mês de setembro no MHN

O projeto Bonde e Bondinho da história, desenvolvido pelo Núcleo de Educação do Museu Histórico Nacional (MHN), traz, em todos os domingos de setembro, visitas mediadas com temas diversos e voltadas para públicos de todas as idades.

“Mitos e mentiras do Brasil” inicia o Bonde da História no dia 2 de setembro, às 14h. A história propõe versões, algumas questionáveis, sobre momentos marcantes do nosso país. Pensando nisso, a equipe de educadores preparou uma visita que vai abordar e debater mitos, mentiras e construções histórico-sociais a respeito do Brasil.

Já às 15h, o tema da presença feminina na coleção ganha versão para crianças e jovens (7 a 14 anos). “Museu, memórias, mulheres e meninas” propõe uma roda de conversa, seguida de atividade lúdica, para que os participantes possam conhecer e refletir sobre mulheres inspiradoras e seu protagonismo na história da Brasil.

Retrato de d.Pedro I na exposição de longa duração do MHN

“Independência ou morte!”: retrato de d.Pedro I na exposição de longa duração do MHN

No dia 9 de setembro, às 14h, o Bonde da História tem como tema “Independência ou morte!”, resgatando a data da Independência do Brasil (7 de setembro).

A visita mediada será na exposição de longa duração “A construção da Nação (1822-1889)”, abordando os eventos que deram origem à independência do Brasil e os acontecimentos posteriores a separação de Portugal. Nela, o público poderá conhecer o rosto, reconstituído digitalmente e impresso em 3D, de d. Pedro I. Saiba mais.

E o Bondinho da História, às 15h, é voltado para crianças de 3 a 10 anos. Elas terão a chance de realizar uma visita mediada com recurso de realidade aumentada. “Do móvel ao automóvel” é a atividade que leva o nome da exposição de carruagens e carros antigos do MHN. A seguir, acontece uma oficina de colagem para soltar a imaginação.

Acessibilidade e primavera
Às 14h, no dia 16 de setembro, jovens e adultos podem participam do Bonde da História “Pinturas históricas” – com intérprete de libras. A visita será feita a exposição “A construção da nação”, com ênfase nos quadros do século XIX do gênero Pintura Histórica.

O Bondinho da História nesse dia, também acessível a crianças com deficiência visual (acima de 8 anos), aborda “A história e suas fontes”. Da carta de Pero Vaz de Caminha, passando pelo Dia do Fico e chegando ao computador, os pequenos irão entender um pouco sobre a construção de narrativas históricas.

Do móvel ao automóvel: crianças utilizam realidade aumentada na visita mediada

No dia 23 de setembro, às 14h, como parte da programação da Primavera dos Museus 2018, acontece o Bonde da História “Museu de Afetos”. Após uma visita à exposição “Cidadania em construção”, os participantes poderão elaborar textos de curadoria e legendas para a montagem de uma exposição espontânea, com objetos trazidos por eles próprios.

Às 15h, o Bondinho da História também tem o mesmo tema – agora voltado para crianças e familiares. As atividades terão 50 vagas cada uma e não é necessário se inscrever previamente.

Encerrando o mês, no dia 30 de setembro, às 14h, o Bonde da História será acessível para pessoas com deficiência visual  com o tema “Violências históricas”. A imposição cultural e genocídio dos povos indígenas pelos portugueses, o tráfico negreiro, o silenciamento de minorias e mesmo a disseminação de ódio via internet serão abordados na visita mediada.

E o Bondinho da História, para crianças de 6 a 12 anos, traz uma versão diferente sobre a criação do mundo, com contação de história e a ofícina “O mito yorubá de Oxalá na criação do mundo e a prisão no reino de Xangô”.

A entrada é sempre gratuita aos domingos e não é preciso agendamento prévio para participar do Bonde e Bondinho da História: o encontro com os educadores acontece na recepção do museu nos horários indicados.

Aos sábados, o Bonde da História acontece sempre às 14h e percorre todo o circuito da exposição de longa duração do museu. Confira valores de ingresso e gratuidades. Mais informações sobre o projeto Bonde da História podem ser obtidas pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br.

Imagens: Acervo MHN/Divulgação

Conheça as visitas mediadas do mês de setembro no MHN