Versao_Digita2_Busto3d_DPedroI.jpeg

Impressão 3D do rosto de d. Pedro I será exposta no MHN

A partir de amanhã (5), o Museu Histórico Nacional (MHN), que integra a rede Ibram/MinC no Rio de Janeiro (RJ), passa a exibir a reconstituição da face do imperador d. Pedro I (1798-1834), tal qual se encontrava nos últimos anos de vida.

“Imperador 3D: a reconstituição da face de d.Pedro I” irá reunir, no auditório do MHN (Praça Marechal Âncora S/N – Centro), a partir das 15h, o hagiólogo José Luís Lira, coordenador do projeto; Maurício Ferreira Jr., historiador e diretor do Museu Imperial (RJ); e Paulo Knauss, diretor do MHN e também historiador.

A data de 5 de setembro foi escolhida por ter sido o dia em que o futuro imperador do Brasil saiu de São Paulo, onde se encontrava, de volta ao Rio de Janeiro onde, em 7 de setembro de 1822, proclamaria a Independência do Brasil de Portugal.

Parte do processo de reconstituição digital da face de d. Pedro I

Após a apresentação do processo de reconstituição, o público poderá conhecer a obra na exposição de longa duração “A construção da Nação (1822-1889)”, na sala onde se encontra a mesa da Constituinte de 1824, a primeira do Brasil – outorgada por d. Pedro I. O evento é gratuito e aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia.

A peça poderá ser visitada a partir do dia 6 de setembro – véspera do feriado nacional da Independência do Brasil – nos horários de funcionamento do MHN (abaixo). No dia 9 (domingo), às 14h, acontece a visita mediada gratuita “Independência ou Morte!”, na qual a peça será contextualizada pelos educadores do museu.

Sobre a reconstituição
Em entrevista por e-mail, Cicero Moraes, 3D designer que coordenou o projeto de impressão do busto, conta que a maior dificuldade foi a reconstrução do crânio, baseada em uma foto com duas tomadas. “Felizmente já havíamos estudado essa técnica em outras oportunidades, o que a viabilizou”, conta.

A imagem citada por Cícero Moraes foi tirada pelo fotógrafo Maurício de Paiva durante a exumação de D. Pedro I, realizada por uma equipe da Universidade de São Paulo – USP em 2012.

No início deste ano, o hagiólogo José Luís Lira, escritor e professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, deu início a um projeto de reconstrução facial forense independente e adquiriu os direitos da imagem, que serviu de base para o trabalho executado por Cícero Moraes.

“Na foto, temos o crânio do imperador espelhado em uma superfície: isso nos permitiu triangular o espaço de modo tridimensional e reconstruir as áreas importantes para a reconstrução facial”, explica o designer que já realizou 60 projetos do gênero.

Enquanto o trabalho de digitalização era efetuado, a foto do crânio foi enviada para Marcos Paulo Salles Machado, perito do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. Sem saber de quem se tratava, aferiu que o crânio pertencia a um homem adulto de ancestralidade europeia.

“Com o crânio digitalizado”, contínua Cícero Moraes, “distribuímos os marcadores de espessura de tecido mole ao longo do crânio. A massa digital a ser esculpida, de modo a dar forma à face, teve como referência medidas de indivíduos de igual ancestralidade de d. Pedro I”.

Parte do processo de reconstituição digital da face de d. Pedro I

Apresentada ao público em abril, com grande repercussão na imprensa, a equipe do projeto contatou o Museu Histórico Nacional para a doação do busto impresso – que será oficializada na apresentação do dia 5 de setembro.

Após a impressão 3D do busto, a artista plástica Mari Bueno realizou a pigmentação da peça, bem como a modelagem da indumentária, foram as etapas finais.

Paulo Knauss, diretor do MHN, explica que d. Pedro foi representado de formas distintas em todas as fases da vida, “tanto pela idade quanto pela posição social – príncipe, imperador, duque e rei”.

A reconstituição facial atual, diz Knauss, apresenta uma possibilidade de leitura do rosto de d. Pedro quando ele já estava no fim da vida e vivia em Portugal como d.Pedro IV. “D. Pedro I é um personagem das artes – pintura, escultura, gravura – e mesmo do cinema e da TV. E agora também é alvo da pesquisa científica, a partir da aproximação facial forense”, conclui.

No artigo sobre d.Pedro I do Brasil na Wikipédia, parceira do projeto, o processo de reconstituição já está incluído: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil.

Imperador 3D: a reconstituição da face de d.Pedro I
Apresentação do projeto e visita à peça em exposição
5 de setembro de 2018, às 15h. Entrada Franca.
Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora S/N  – Rio de Janeiro, RJ.

Impressão 3D do rosto de d. Pedro I será exposta no MHN